Madeleine m. leininger

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO (IAM)

Infarto agudo do miocárdio (IAM) ou enfarte agudo do miocárdio (EAM), popularmente e erroneamente conhecido como ataque cardíaco (um erro popular na interpretaçãodo termo médico taquicardia), é um processo de necrose  (morte do tecido) de parte do músculo cardíaco por falta de aporte adequado de nutrientes e oxigênio.
É causado pela redução do fluxo sanguíneocoronariano de magnitude e duração suficiente para não ser compensado pelas reservas orgânicas.
A causa habitual da morte celular é uma isquemia (deficiência de aporte sanguíneo) no músculocardíaco, por oclusão de uma artéria coronária. A oclusão se dá em geral pela formação de um  coágulo sobre uma área previamente comprometida por aterosclerose causando estreitamentos luminais de dimensõesigualitárias.
O diagnóstico definitivo de um infarto depende da demonstração da morte celular. Este diagnóstico é feito de maneira indireta, por sintomas que a pessoa sente, por sinais que surgem em seucorpo, por alterações em um eletrocardiograma e por alterações de certas substâncias (marcadores de lesão miocárdica) no sangue.
O tratamento busca diminuir o tamanho do infarto e reduzir ascomplicações pós- infarto. Envolve cuidados gerais como repouso, monitorização intensiva da evolução da doença, uso de medicações e procedimentos chamados invasivos, como angioplastia coronária e cirurgiacardíaca. O tratamento é diferente conforme a pessoa, já que áreas diferentes quando a localização e tamanho podem ser afetadas, e resposta de cada pessoa ao infarto ser particular.

CUIDADOS DEENFERMAGEM:

- Repouso absoluto no leito evitando movimentos bruscos;
- Oxigenoterapia (Constante, umidificado).
- Verificar sinais vitais de 2 em 2 horas (observando alterações nos mesmos, arritmiasou choque cardiogênico);
- Controle hídrico rigoroso (evitar sobrecarga cardíaca);
- Prestar cuidados de higiene no leito;
- Administrar medicamentos prescritos;
- Manter ambiente tranqüilo;...
tracking img