Ava libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 02
O ensino de Libras já nos primeiros anos da educação escolar de uma criança surda é muito importante, pois esse aluno esta em uma fase em que tem uma grande capacidade para assimilar e aprender com facilidade o conteúdo ensinado, aproveitando essa fase pode já inserir a linguagem que será tão útil na vida desses indivíduos, formando uma criança bilíngue.
É fato comprovado que criançasdeficiência que tem o conhecimento da língua de sinais, tem uma facilidade infinitamente superior no aprendizado da sua segunda língua do seu país de origem, no nosso caso o português; pois não se sente isolada do restante do mundo.
O desenvolvimento da língua de sinais irá ter uma influência direta e extremamente positiva durante o desenvolvimento da vida destas crianças. É relativamente fácilimaginar as situações as quais uma criança surda passa, vamos se imaginar em um país em que a língua é completamente desconhecida a nós, e estamos sozinhos e tendo que se virar para tudo. Não deve ser fácil.
Acrescenta a isso a insegurança normal de uma criança, o medo de tentar se expressar, o receio de parecer diferente, o preconceito que existe... Um mundo de incertezas. Acredito que umprofessor deva se imaginar dentro deste mundo, para sentir o que é este sentimento. Desta forma será muito mais fácil diagnosticar os problemas de aprendizagem entendendo as dificuldades enfrentadas por uma criança com deficiência.
Etapa 03
Para exercer a função de professor de libras é necessário:
Está é uma discussão que abrange um grande número de variáveis. Podemos começar sinalizando a falta deestrutura disponibiliza pelo governo, o que não precisa de muitos esclarecimentos, já que temos deficiências mesmo dentro da educação tradicional, logo podemos imaginar os recursos que são disponibilizados para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Outra questão é a formação de professores, que deve estar preparada para atuar neste segmento da educação. Hoje é preciso mudar a culturaorganizacional existente que ainda tem aquela visão arcaica que alunos especiais devem trabalhar em um local especifico. Aos poucos está idéia vem mudando para que se tenha a educação inclusiva, ou seja, que alunos com deficiência possam ter acesso à sala de aula comum como qualquer outro e posteriormente em um horário inverso, ter a educação especial para aprimorar os seus conhecimentos.
Mas existemgrandes passos a serem dados; primeiramente o governo tem que disponibilizar recursos nas escolas para receber esses alunos, disponibilizar infraestrutura como salas multifuncionais que possibilitem a aprendizagem destas crianças com recursos áudio visuais, a questão da acessibilidade; investir na contratação de professores e tradutores de libras, na preparação dos professores para a AEE, emcampanhas educativas que estimule a inclusão e que as instituições de ensino tenham planejamento realizado em conjunto com os professores regulares e do ensino AEE para a formação de um plano pedagógico que atenda as necessidades individuais e coletivas dos alunos de maneira geral.
Abaixo alguns tópicos que ilustram está necessidade:

* Fazer cursos de capacitação para os professores.
*Planejar em conjunto e utilização meios de comunicação visual;
* Ter equipamentos, recursos didáticos apropriados para melhor aprendizado;
* E estar aliados com a tecnologia;
* Acessibilidade;
* Ensino inclusivo;
* Saber respeitar e diagnosticar as necessidades dos alunos;
* Salas multifuncionais;
* Atividades que estimulem o aprendizado cognitivo;
* A necessidade dedesenvolver novas práticas pedagógica.
Está é uma discussão relativamente recente e a muito a desenvolver. Tanto no caso de infraestrutura como para os professores de língua portuguesa e libras, como tradutores. O fato é que o primeiro paço está sendo dado, e a sociedade como um todo deve me mobilizar no desenvolvimento desta questão.
Etapa 04
Bem sabemos que a língua portuguesa é uma das mais...
tracking img