Madeleine m. leininger

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Essa grande mulhar é uma teórica norte-americana, graduada em Enfermagem em 1948, tornou-se Bacharel em Ciências no ano de 1950, concluiu o curso de Doutorado em Antropologia em 1965.
Na suaprática profissional trabalhou no meio-oeste dos EUA, em um lar para orientação de crianças e pais (Enfermagem Clínica) onde desenvolveu sua teoria, sendo a primeira enfermeira a doutorar-se em Antropologia.Em 1960, começou a utilizar termos como Enfermagem Transcultural e Etno-Enfermagem.
Leininger, em seus estudos expressa a preocupação de que os enfermeiros não tenham a preparação adequada para aperspectiva transcultural e que não à valorizem também. Apresenta seis tipos de ações de enfermagem: conservação, manutenção, ajustamento, negociação, repadronização e reestruturação do cuidadocultural. Segundo ela, esses modos de ação podem levar ao fornecimento de atendimento de enfermagem melhor adaptado à cultura do cliente, diminuindo o estresse cultural e o conflito potencial entre o clientee o cuidador.
Na visão de Leineinger, a Enfermagem é uma disciplina de cuidados transculturais humanísticos e uma profissão cujo propósito maior é servir o ser humano. Para ela o paradigmaqualitativo proporciona novas formas de saber e diferentes meios de descobrir as dimensões do cuidado humano transcultural que, por sua vez, se constitui numa contribuição especial da Enfermagem à sociedade,com significados científicos, históricos e humanísticos em uma abrangência biofísica, política, social e cultural.
O modelo do sol nascente, proposto pela teórica serve de guia para o planejamento ea intervenção da Enfermagem e oferece instrumentos teóricos para a adaptação do objeto de trabalho.
Em poucas palavras pode-se dizer que Leininger acredita que:
A prática de cuidado é a essência ea dimensão intelectual e unificadora na profissão de Enfermagem;
Administração de cuidados é uma prática de profundas raízes culturais e requer, portanto, um conhecimento de base cultural além...
tracking img