Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 3
Macroeconomia
Macroeconomia é uma divisão da economia dedicada ao estudo de uma economia regional ou nacional. Os objetivos da macroeconomia são: o crescimento da economia, opleno emprego, a estabilidade de preços e o controle inflacionário.
A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

• Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem comoo nível de preços.

• Mercado de Trabalho: admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

• Mercado Monetário:analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

• Mercado de Títulos: analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastosinferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

• Mercado de Divisas: depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume deimportações e saída de capital financeiro.



















1. Etapa 4

Economia Solidária

A economia solidaria é um jeito diferente de geração de trabalho e renda. Compreende umadiversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens,prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.
O movimento de economia solidária tem crescido de maneira muito rápida, não apenas na Europa e noBrasil mas também em diversos outros países.

O seu crescimento no Brasil se deve a vários fatores, dentre eles a resistência de trabalhadores a exclusão, o desemprego, a expansão daglobalização negativa. O mercado informal cresce, onde nasce iniciativas de economia popular tais como a atuação de camelôs, flanelinhas, vendedores ambulantes etc., normalmente individual ou familiar....
tracking img