Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES – FNSL
GEOVANNI FREITAS SOUZA

ECONOMIA

PORTO SEGURO
2012
GEOVANNI FREITAS SOUZA

Trabalho apresentado à Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, na disciplinade Economia, propondo o aprofundamento da matéria.
Orientador: José Carlos


ECONOMIA

PORTO SEGURO
2011
ATIVIDADE DE ECONOMIA

1- Defina monopólio e exemplifique seu conceito.
É como sedenomina uma situação de concorrência imperfeita, em que uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam. Também quando há somente um vendedorno mercado para um bem precioso, para isso não ocorrer tanto, existe barreiras na entrada de empresas que mencionem vender o mesmo bem ou um bem substituto, protegendo o monopolista da concorrência.Em linhas gerais, monopólio significa ausência de concorrência e existência de um único fornecedor.

Exemplo de monopólio a Petrobrás na exploração de petróleo no Brasil.

2- Defina oligopólio eexemplifique seu conceito.
Oligopólio é uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços. Há poucos fornecedores e cada umdetém uma parcela grande do mercado, de forma que qualquer mudança em sua política de vendas afeta a participação de seus concorrentes e os induz a reagir. Corresponde a uma estrutura de mercado deconcorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisõesde mercado.

Exemplos de oligopólio são as empresas de telefonia móvel (OI, TIM, CLARO e VIVO) que comandam o mercado telefônico.

3- O que significa monopsônio e encontre exemplos práticosregionais.
Monopônio é uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. Um monopsonista tem poder de mercado, devido ao fato de poder influenciar os preços de...
tracking img