Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTE 3 - MERCADOS : UM ENFOQUE MACROECONOMIA PAG 117

1-Sendo a renda como a somatória das remunerações dos indivíduos e o produto definido como a somatória do valor de mercado dos bens finais de uma economia em determinado período de tempo, qual o significado da afirmação ‘’a renda é igual ao produto ´´ ?
R-O lucro obtido pelos empresário referente as vendas, remuneram os fatores deprodução (empregados); salários para os trabalhadores ,juros para o capital ,alugueis para os proprietários e lucro para eles mesmos .Quando consideramos o total de pagamentos realizados aos fatores de produção de renda conseguimos entender a ligação entre Produto e renda.
Exemplo:
Produto Renda
Alimentos Salários
Roupas Aluguéis
Moradia Juros
Transportes Lucros
Saúde
etc
$15 bilhões =$15 bilhões

2-Renda nacional = Renda disponível do setor privado + Renda disponível do governo.

R-As pessoas recebem pelas vendas da produção às empresas,as quais são chamadas de renda. A renda da terra é o aluguel, a do capital é o lucro (ou os juros, quando o capital é emprestado por terceiros) e a renda do trabalho é o salário. Assim, aluguéis, lucros, juros e salários são os principaiscomponentes da Renda nacional do país.
A Renda do setor Privado é a renda efetivamente disponível para o setor privado gastar ou poupar. É igual à renda disponível total mais as transferências e subsídios do governo ao setor privado (pensões), menos os impostos diretos e indiretos e outras receitas correntes do governo.
A renda disponível do setor público é a renda disponível para o governoutilizar para seus gastos ou poupar. É dada pela diferença entre o total de receitas correntes do governo e as transferências e subsídios ao setor privado.

3- É sabido que uma parcela significativa da população brasileira vive em condições de extrema pobreza. Medidas como, por exemplo, majoração do salário mínimo a níveis compatíveis com as necessidades dos trabalhadores e fixação de salário-desemprego coerente com essas necessidades poderiam, de forma efetiva, combater essa situação?
R- Não, pois quando existe aumento de salários todos os outros produto sofrem alteração , pois nenhuma parte aceita perde, isto é, para um aumento ser eficaz os produtos não poderiam ficar mais caros, o governo não poderia aumentar impostos,ou alguma parte teriam que reduzir seus lucros, para essa solução sereficaz a produção deve aumentar conforme salários para não haver desequilíbrio na balança.
4-Em vários países do mundo, é desejo dos habitantes que o seu governo ofereça mais do que vem proporcionando, em termos de segurança, justiça, saúde,educação,saneamento básico, investimento em estradas,aeroportos e outros. Como fica essa situação diante da constatação de que o PIBpm=Renda disponível dosetor privado + Renda disponível do governo?
R-O governo cobra impostos da população e transfere para as famílias, a diferença entre esse valores é subtraído por impostos mais as transferências é igual a renda que sobra para as famílias.
Esse valor vai ser distribuído entre o consumo e o restante vai para poupança, isto é, vai para instituições financeiras as quais irão financiar investimentos,os ganhos o governo vai utilizar para pagamento de suas despesas, uma quantia vai para produtos importados ou seja uma parte sai do pais para importações mais uma outra quantia entra no pais devido a venda de produtos para compradores do exterior.
Portanto o governo não investe toda receita adquirida para os investimentos como segurança, justiça, saneamento básico, investimentos em estradas,aeroportos e outros.

Capítulo 4 – Estudo das variáveis macroeconômicas, suas interdependências e impactos nas organizações.

Questões para reflexão – Págs. 138/139/140

1- Em dada economia, foram efetuadas as seguintes previsões demanda (Em milhões de unidades monetárias):
R-Investimentos voluntários: 85
Consumo do governo: 80
Exportações: 45
Importações: 40
Nessa mesma economia, a...
tracking img