Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MACROECONOMIA

Macroeconomia é uma das divisões da Ciência Econômica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo, é um dos dois pilares do estudo da economia, sendo o outro a microeconomia. O estudo macroeconômico surgiu como forma de oposição ao sistema mercantilista vigente na Europa, este movimento foi chamado por Keynis de Revolução Clássica. Osdois dogmas mercantilistas atacados pelos clássicos eram o metalismo (a crença de que a riqueza e o poder de uma nação estavam no acúmulo de metais preciosos), e a crença na necessidade de intervenção estatal para direcionar o desenvolvimento do sistema capitalista.
A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências a partir deprocessos microeconômicos da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controlo inflacionário.
O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelecerelações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo.
A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos.
A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:
Mercado deBens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

Mercado de Trabalho: admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.
Mercado Monetário: analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.
Mercado de Títulos: analisa os agenteseconômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.
Mercado de Divisas: depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.


Indicadores Macroeconômicos

Os indicadores macroeconômicos são as estatísticas que indicam oestado atual da economia de um Estado em função de uma determinada área da economia (indústria, mercado de trabalho, comércio, etc.) São publicados regularmente num determinado período de tempo por agências governamentais e do sector privado
Dentre os principais indicadores macroeconômicos temos:


Anúncio das Taxas de Juros

As taxas de juros têm o papel mais importante no movimento dospreços das moedas no mercado de câmbio. Visto que são as instituições que estabelecem as taxas de juros, os bancos centrais são os fatores mais influentes. As taxas de juros ditam os fluxos de investimento. Visto que as moedas são as representações da economia de um país, as diferenças nas taxas de juros afetam o valor relativo das moedas em relação às outras. Quando os bancos centrais alteram astaxas de juros fazem com que o mercado cambial sofra movimentos e volatilidade. No reino da negociação Forex, as especulações precisas das ações dos bancos centrais podem aumentar as hipóteses do negociador de fazer uma negociação bem sucedida.


Produto Interno Bruto (PIB)

O PIB é a medida mais ampla da economia de um país e representa o valor total de mercado de todos os bens e serviçosproduzidos num país durante um determinado ano. Uma vez que o valor do PIB em si é muitas vezes considerado um indicador de atraso, a maioria dos negociantes centra-se nos dois relatórios que são emitidos nos meses que antecedem os valores finais do PIB: o relatório de avanço e o relatório preliminar. As revisões significativas entre estes relatórios podem causar uma volatilidade considerável....
tracking img