Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O consumidor tem que se preparar para várias oscilações nos preços de produtos e serviços que necessita. Sabemos que cada produto tem seu preço com base na sua importância para a vida das pessoas, na disponibilidade dele no mercado, custos envolvidos em sua produção, entre inúmeros outros fatores.
Nesse trabalho iremos abordar alguns fatores que tem participação direta no preçofinal dos produtos. As empresas normalmente se unem e formam acordos para que nenhuma saia prejudicada. Outras detém domínio total e não se importam tanto com acordos, apenas com seus lucros. O governo tem participação em definir políticas fiscais para prevenir transações que prejudicarão o consumidor ou os fornecedores nacionais. Essas atitudes serão abordadas nesse capítulo.
2. Monopólio
Omonopólio indica ausência de concorrência, um único fornecedor. Visto que não há necessidade de se preparar para enfrentar algum concorrente, o fornecedor pode definir o preço que quiser. O aumento de preços é controlado, pois o mercado reage mal a preços altos. Então, o fornecedor procura estudar a relação entre custo e produção para definir o melhor preço. Isso é importante porque nem sempre o maiorvolume de vendas indica um lucro mais substancial, pois geralmente é acompanhado de preços mais baixos. Com o aumento do preço, o fornecedor diminui um pouco as suas vendas mas pode aumentar muito seu lurcro.
Essa liberdade de ação ocorre porque o monopolista está no controle da situação, pois não teme a entrada de nenhum concorrente. Se é possível surgir concorrência, o monopolista tem a opçãode fixar um preço suficientemente baixo para desestimular a entrada de concorrentes em potencial.
O monopólio geralmente é ruim para o consumidor, pois o deixa com poucas opções. Na realidade há duas opções: sim ou não. Em um monopólio não há “guerra de preços”, onde concorrentes procuram conquistar seus clientes com preços mais atraentes. Pelo contrário, o principal se torna maximizar os lucrose, se possível, diminuir as chances de surgir um concorrente.
2.1 Exemplos
A legislação da maioria dos países proíbe o monopólio, com exceção dos monopólios governamentais. Na maioria das cidades, não temos como escolher qual companhia elétrica vamos usar, pois existe uma enorme barreira para uma companhia concorrente concorrente começar a operar. Em Campinas, por exemplo, essa empresa é a CPFL.Precisaríamos construir usinas de energia e passar milhares de quilômetros de cabos para criar uma infraestrutura. Então é mais barato para o consumidor - e mais eficiente para o Estado - ter uma companhia privada regulamentada responsável por esse serviço.
Outro exemplo de monopólio é a Microsoft. Porém, essa empresa gera muitas controvérsias. A empresa de Bill Gates parece um monopólio naturalda indústria de computadores. A companhia detém 90% do mercado global de sistema operacional, além disso nenhuma empresa desenvolvedora de software poderia gastar tanto no desenvolvimento e marketing de um produto como a Microsoft faz. Porém, segundo autoridades norte-americanas, a Microsoft usou seu poder para ameaçar e intimidar os que não aceitaram ser comprados por eles. Isso torna seumonopólio ilegal, porém, não há consenso sobre esse caso.
3. Oligopólio
Oligopólio pode ser descrito como uma combinação entre as características de monopólio e concorrência. Apesar de serem conceitos bem distintos, essa descrição se mostra verdadeira. Em oligopólios há poucos fornecedores que detém grandes parcelas do mercado consumidor, por isso cada mudança na política de vendas é sentida pelosconcorrentes, que tendem a reagir.
Dessa forma, é frequente observar uma marca abaixando seus preços e logo em seguida seus concorrentes fazerem o mesmo. Isso ocorre porque se uma empresa não se manter atenta, terá poucas chances de ser bem sucedida nesse cenário.
Portanto, o oligopólio é extremamente trabalhoso para os vendedores, que devem procurar se aprimorar sempre. Por outro lado, o...
tracking img