Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituição: Universidade Federal de São João Del- Rei
Curso: Bacharelado em Administração Pública
Tarefa 1 - 5 pontos
1) Que se entende por macroeconomia?

2) Quais são as metas da macroeconomia?

3) Quais são as principais idéias de Keynes que fundamentam a economia moderna?

4) Explique como os mercados de bens e serviços, de moeda, de câmbio, de títulos e de trabalho mantinham o seuequilíbrio no passado.

5) Dentre as variáveis trabalhadas pela macroeconomia, escolha três da lista longa e descreva sobre elas.

6) Mas o que você entende por prazo? Como classificá-lo como curto, curtíssimo, longo e longuíssimo prazo?

Respostas:
1-A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto, surgiu após a revolução Keynesiana (década de 1930) ocupa-se docomportamento do sistema econômico, tem sua concentração nos grandes indicadores da economia (desemprego, inflação,renda,crescimento econômico, e outras).
2-Obter visão simplificada da economia de modo a atuar sobre o nível da atividade econômica de uns pais conjunto de países, em geral estabilizar estas variáveis, determina seu crescimento as taxas constantes ou atingir metas que possam ser consideradassaudáveis, por exemplo, certo nível de desemprego e certo nível de taxa de juros.

3-Há equilíbrio abaixo do pleno emprego se mantivesse recursos produtivos não empregados (mão de obras).
-Os recursos produtivos têm sua remuneração flexível em curto prazo, (a mão de obra, não aceitaria trabalhar por valores menores).
-A atividade da demanda agregada é o principal instrumento econômico.
-Quea demanda gera a compra de produtos que terminam remunerando os fatores de produção que participaram da produção. Estes fatores vão ao mercado para consumir novos bens o que gera novas demandas, novas remunerações e novos consumos.
-Que a demanda agregada é formada não só pelo consumo e sua multiplicação, mas também pelos gastos de investimentos.
-Que pode haver estouvamento de recursos. Aspoupanças poderiam não ser canalizadas para o setor bancário por haver preferência pela liquidez, ou seja, as famílias poderiam desejar manter consigo os valores monetários.
-Que as expectativas são muito importantes por afetarem o consumo e o investimento.
-Que a ênfase é dada ao curto prazo, pois a veia prática de Keynes fazia com que ele colaborasse propostas a fim de resolver os problemas dasua época.
-Que a flutuação de curto prazo estariam ligadas aos ciclos ao longo dos quais os negócios eram realizados.
-Que o caráter dinâmico da visão da macroeconomia vai aproximá-la da microeconomia, na medida em que é necessário entender como os negócios são feitos ao longo ciclos.
-Que as alterações realizadas nos preços das mercadorias vendidas possam conduzir ofertas levemente maioresou menores da quantidade de produto, apenas pelo desejo de o empresário usufruir deste preço maior ou de desinteressar-se de produzir grandes quantidades quando o preço cai.

4-Mercado de bens e serviços; eram estabelecidos as quantidades e o preço de equilíbrio de bens e serviços em mercados individuais: o somatório de todos os mercados de bens e serviços redundava em um grande hipotéticomercado, cujas leis de oferta e procura determinava o produto da economia (quantidades totais) e o nível geral de preços (uma espécie de índice de preço médio de todas as mercadorias e serviços).
-Mercado de moedas; eram estabelecidas as quantidades totais de moedas em circulação e a taxa de juros (o preço do dinheiro). No passado era vigente o padrão ouro, ou seja, toda moeda em circulação deveriaestar lastreada (assegurada, respaldada, duplicada) por igual quantidade de ouro em depósito ao governo. Isto dava certa rigidez à quantidade de moeda que poderia circular e ser emitida. Havia também a teoria quantitativa da moeda, ou seja, a noção de que a quantidade de produto gerado ao longo de um ano na economia tinha forte correlação com a quantidade de moeda existente.
-Mercado de...
tracking img