Macroecomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Macroeconomia

7 INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA

Nos módulos anteriores nos detivemos nas análises de como são determinados os preços e as quantidades dos bens produzidos sob o ponto de vista dos consumidores e das firmas. Observamos como evoluem os preços e a produção com base nas análises individualizadas de cada mercado específico. Era uma análise centrada nas questões microeconômicas.
Amacroeconomia preocupa-se com as grandes questões econômicas que determinam o nosso bem-estar, o de nossas famílias e de todos da sociedade. Também, estuda o comportamento global do sistema econômico, não se detendo meramente na análise do comportamento individual das unidades econômicas. Ela procura analisar ainda a economia geral, procurando observar a determinação e o comportamento de grandesagregados, como renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, demanda agregada, oferta agregada, entre outros.
Questões do tipo: por que está difícil arrumar um emprego? Por que os preços estão subindo a todo o momento? Por que o COPOM não reduz a taxa de juros Selic? Por que o governo apresenta déficit orçamentário? O país está acumulandobens ou está-se endividando?
Cada uma dessas perguntas envolve um conceito central de economia, como: desemprego, inflação, taxa de juros da economia, déficit orçamentário do governo, balança comercial, entre outros. Todos esses conceitos são fundamentais para a compreensão da economia e a determinação das decisões de política econômica de um país.
Portanto, o objetivo primordial da macroeconomiaé entender o funcionamento da economia de forma a permitir tanto o conhecimento quanto a atuação sobre o nível da atividade econômica de um determinado país, ou de um conjunto de países.
Para isso, a macroeconomia centra-se no estudo de uma série de variáveis básicas, o que lhe permite estabelecer objetivos concretos e construir a política econômica de um país.

Ponto de Atenção! Macroeconomia éa parte da economia que estuda o comportamento da economia como um todo, por meio de preços e quantidades absolutos. Faz parte dela os movimentos globais nos preços, na produção ou no emprego.
croeconomia
7.1 Estrutura básica da macroeconomia
Para a macroeconomia, existem quatro mercados fundamentais a serem analisados, como: o mercado de bens e serviços, o mercado de trabalho, o mercadomonetário e de títulos e o mercado cambial.
No mercado de bens e serviços efetua-se a agregação de todos os bens produzidos pela economia durante certo período de tempo, e define-se o chamado produto nacional, o qual representa exatamente essa agregação. O nível geral de preços representa justamente a média de todos os preços dos bens produzidos por essa economia.
Nesse mercado, portanto, édeterminado o nível de produção agregada e o nível geral de preços. Essa determinação está condicionada pelo comportamento da demanda e da oferta agregadas de bens e serviços. A demanda agregada representa a demanda de quatro grandes agentes econômicos: consumidores, empresas, governo e o setor externo. A oferta agregada representa a evolução do nível de emprego e da capacidade instalada na economia. Oequilíbrio no mercado de bens e serviços é dado pela igualdade entre demanda agregada de bens e serviços e oferta agregada.
No mercado de trabalho realiza-se a compra e venda de mão-de-obra, e analisa-se aqui como se estabelecem salários e o nível de emprego. Temos nesse mercado a agregação de todos os tipos de trabalho existentes na economia. A demanda de mão-de-obra depende do custo efetivo damão-de-obra para as empresas (taxa de salário real) e do nível de produção desejado.
A oferta de mão-de-obra depende do custo efetivo da cesta básica de consumo dos trabalhadores (salário real) e do crescimento da população economicamente ativa. O equilíbrio desse mercado ocorre quando a oferta de mão-de-obra iguala a
demanda de mão-de-obra.ONOMIA E MERCADO
Como as transações da economia...
tracking img