Macro economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética
Conceito:
Para entender o que é Ética, devemos citar alguns conceitos clássicos da Filosofia, bem como lembrar a origem do termo .
Usadas alternamente com o mesmo significado, as palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina mores,ambas significado hábitos e costumes.
A moral, como sinônimo de ética, pode ser conceituada como o conjuntodas normas que, em determinado meio, obtém a aprovação para o comportamento dos homens .
A ética, como expressão única do pensamento correto, conduz à ideia da universalidade moral, ou ainda, à forma ideal do comportamento humano, expressa em princípios válidos para todo pensamento normal e sadio.
O termo ética assume diferentes significados, diferentes significados, conforme o contexto em queos agentes estão envolvidos. Segundo NASH (1993, p. 6.) “ética nos negócios é o estudo da forma pela qual normas morais pessoais se aplicam ás atividades e aos objetivos da empresa comercial . Não se trata de um padrão moral separado, mas do estudo de como o contexto dos negócios cria seus problemas próprios e exclusivos à pessoa moral que atua como um gerente desse sistema.”
Outro conceitodifundido de ética nos negócios diz que “ é ético tudo o que está em conformidade com os princípios de conduta humana; de acordo como uso comum, os seguintes termos são mais ou menos sinônimos de ético: moral, bom, certo, justo, honesto”(BAUMHART, 1971,p.35)
As ações dos homens são, habitualmente, mas não sempre, um reflexo de suas crença: suas ações podem diferir de usas crenças, e, ambas, diferiremdo que eles devem fazer ou crer.
A ética estuda somente os julgamentos que dizem respeito ao que é moralmente certo ou errado, bom ou mau. Certo, errado, bom e mau são termos aplicados segundo padrões ou critérios explícitos ou implícitos. O padrão pode ser legal, gramatical, ou estético.
Exemplificando, o padrão pode ser legal quando se julga como moralmente errado o ato de dirigir do ladoesquerdo da rua porque uma lei estadual o proíbe; ou o padrão pode ser gramatical quando se julga como gramaticalmente incorreto terminar frases com preposições; ou os padrões podem ser estéticos, quando se julga Vidas secas é esteticamente bom porque os críticos de literatura assim o consideram.
Mas, quando determinado ato é considerado moralmente bom ou mau, os padrões considerados são denatureza moral. Estes incluem normas morai especificas e princípios morais gerais.
As normas morais são padrões de comportamento que proíbem ou sancionam certas atitudes individuais . Exemplos de normas morais são a proibição do falso testemunho, roubo, estelionato, agressão etc.
Os princípios morais são padrões gerais de comportamento que são usados para se avaliar adequação das políticas dasinstituições sociais e do comportamento individual. Exemplos desses princípios incluem os direitos, que avaliam as políticas das instituições e os comportamentos pessoais, em termos da proteção que eles conferem aos interesses e liberdades dos indivíduos; os princípios da justiça, que avaliam as políticas instituições e comportamentos em termo do beneficio social liquido que eles produzem.
Éticaaplicada aos Profissionais Contábeis
O profissional da contabilidade, diante de tantos problemas que se apresentam no dia a dia, precisa de muita perseverança, responsabilidade e honradez para não cometer erros que venham a denegrir a imagem de toda uma categoria. Na execução da profissão contábil uma conduta não ética de um contador, pode em um primeiro momento agradar a quem se beneficia diretamentedesta conduta. Porém, a médio e longo prazo, este fato apenas contribui para denegrir não somente o profissional que o praticou, mas à comunidade contábil como um todo.
A Discussão Ética para a Profissão Contábil requer um conjunto de regras de comportamento do contador no exercício de suas atividades profissionais. Qualquer profissional deve conhecer a sua profissão e não seria diferente...
tracking img