Macro economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Material extra de Assuntos Atuais sobre a Crise Economia
Elaborado por: William
Disciplina: Economia

Alavancagem: É a operação em que bancos de investimentos fazem aposta no mercado cujo valor é até quarenta vezes seu patrimônio- quando o limite máximo de segurança recomendado internacionalmente é doze vezes (12:1). A formula mais simples de medi-la é L=D/E em que é leverage(Alanvacagem),D éDébito (divida) e E é equity ( Patrimônio).
A formula: Alavancagem Financeira= _______Divida______
Patrimônio dos Bancos

*E os mais alavancados Bancos de Investimentos no EUA em %: (Merrill Lynch-31%) (Lehman Brothers-30%) (Goldman Saches-24%) e tem mais as duas maiores Companhias de Hipoteca (Fannie MAE e Freddie MAC) que juntos deram inicio a Grande Avalanche da Bolhaeconômica .
*O nível recomendado de alavancagem é de 12%

Ball - Out- Pronuncia-se “beil aut”.É o socorro financeiro que o governo dá a empresas falidas ou a setores inteiros da economia -no caso atual, o financeiro .Começou a ser usado em nos anos 50.Antes se referia principalmente ao ato de o piloto de caça acionar os foguetes que ejetam seu assento quando o avião é abatido-ele se salva, massó Deus sabe onde cairão os destroços em chamas.Fazendo um paralelo com o pacote de salvação do governo americano é de imediato o socorro aos “pilotos financeiros”,mas os destroços sabemos cairão nas cabeças do contribuinte mais sensatos que não cairão na ciranda de Wall Street.

Depressão-Situaçâo de grave crise econômica, em que o credito desaparece, o desemprego explode, as falências semultiplicam, o comercio internacional e o investimento encolhe e as moedas se desvalorizam por longos períodos. Uma depressão é uma forma grave de recessão.

Derivativos-Instrumentos financeiros que servem para diluir o risco de um investidor. É mais ou menos como pagar alguém ( um especulador) para correr risco em seu lugar em troca de uma remuneração. Tornaram-se tão complexos a ponto de ninguémsaber exatamente com quem está o risco. Difícil mentalizar?Imagine uma família tão Heterodoxa a ponto de alguém descobrir que é seu próprio avô.

Recessão- Uma situação em que a atividade econômica diminui seu ritmo por um período (para alguns economistas, mais de três trimestres consecutivos) uma recessão é menos grave do que uma depressão.

Securitização- Emissão de títulos garantidos por umfluxo de pagamentos que ainda será recebido ou seja, uma divida. O emissor desses títulos (em inglês Securities, daí o nome securization) antecipa os recursos vendendo os papeis para investidores. A crise explodiu quando muita divida não foram pagas e sistema se convenceu de que muitas outras também não seriam.

Subprime- A Atual situação caótica dos mercados será conhecida para sempre como acrise do Subprime. Prime (pronuncia-se “praime” é o titulo emitido por um devedor com vontade e capacidade de pagar sua dívida. Subprime é o contrario. A malandragem que deu a confusão toda foi justamente empacotar Títulos Prime junto com Subprime e usá-los no processo de securitização com ajuda dos derivativos - uma versão de alta tecnologia da venda de Gato por Lebre.

Chapter 11- É o capitulo11 do código de falência dos Estados Unidos, cujos equivalentes no Brasil e a recuperação Judicial. Menos grave que a falência,permite que a empresa(ou pessoa física)se recupere e pague os credores.O processo de recuperação é supervisionado por um dos tribunais de falências.

Bankruptcy: Em português, é Falência ou Bancarrota, e seu significado é o mesmo. Refere-se à incapacidade de um bancoou uma empresa de pagar seus credores,o que leva á interrupção das atividades.Bankruptcy e a bancarrota têm origem comum nas palavras latinas bancus(Banco) e ruptus(quebrado) e se referiam ao Habito dos comerciantes da Idade Média de quebrar a Loja do comerciante que dava cano no mercado.

Deslavancagem- É o processo de diminuir a relação D/E, em geral aumentando o Patrimônio (E), mas também...
tracking img