Luta de classes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO



DE



SOCIOLOGIA




Luta de Classes

A luta de classes foi a denominação dada por Karl Marx, ideólogo do comunismo juntamente com Friedrich Engels, para designar oconfronto entre o que consideravam os opressores (a burguesia) e os oprimidos (o proletariado), consideradas classes antagônicas e existentes no modo de produção capitalista. A luta de classes se expressanos terrenos econômico, ideológico e político.

A luta de classes é uma expressão que designa a oposição, historicamente verificada, entre as diferentes classes da sociedade. É, simultaneamente, umaluta econômica, de antagonismo social e conflito político, que se tornou presente em toda a história da humanidade à medida que lentamente se foi desagregando o sistema comunitário. Surgem entãoposições opostas que originam uma permanente luta que atingiu toda a esfera da vida econômica e social, passando a constituir uma das forças motoras mais importantes da história.

O caráter antagônico dasrelações de produção e distribuição origina interesses contraditórios que se manifestam na luta de classes, quer entre as próprias classes dominantes, aristocracia e burguesia, quer entre estas classese os produtores individuais ou os trabalhadores. Este antagonismo assume, por vezes, a forma de conflitos violentos.


As pessoas duma classe dominante exercem o seu poder e autoridade sobre asclasses reputadas como inferiores, segundo um princípio básico “quanto mais elevado o grau que ocupa na sociedade, o possuidor de autoridade tirará benefícios, quanto ao mais fraco for o seu poder,menor será o seu ganho”. Aqueles que não exercem qualquer autoridade, as suas riquezas só estarão em proporção com os seus trabalhos. Acontece isso com os agricultores em geral, os artesãos e a maiorparte dos mercadores.
A classe vitalmente interessada no progresso das forças de produção opõe-se às relações sociais predominantes, mantidas e sustentadas pela classe que detém o poder e os seus...
tracking img