Ideioas fora do lugar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de cultura IV
UERJ- Universidade do Estado do Rio d Janeiro
FEBF- Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Aluna: Thamires de Souza Hernandez Martin

1) O que são as “ideias forado lugar”, apontadas pelo autor?

R: As ideias fora do lugar são vistas pelo autor como um problema de identidade no qual o Brasil ao ter influências ideológicas acaba por construir novasfronteiras.
As ideias não estavam certas em relação ao seu uso europeu, onde o próprio autor cita como exemplo a transformação arquitetônica superficial, no qual paredes construídas por escravos eramdecoradas com pintura europeias, ou seja, da casa grande em vez de o senhor de escravo visualizar sua realidade, as senzalas, via-se diante de uma replica da Europa, o que diferia da sua realidade.
“Ao longode sua reprodução social incansável o Brasil põe e repõe ideias europeias sempre em sentido impróprio.”

2) A que exemplos o autor recorre para ilustrar o fenômeno do “torcicolo cultural”?

R:Ao expor as influências que as combinações do modernismo e tropicalismo tiveram sobre o Brasil, embasou-se em fatos históricos que remetiam ao Brasil escravocrata, onde tínhamos nossa própria culturae mesmo assim foram anexando ideais europeus remetendo a nossa dependência econômica. Apresentando certa explicação histórica para esse deslocamento que envolvia as relações de produções edependência no país.

3) Em que medida a visão do autor poderia ser estendida ao Brasil contemporâneo?

R: A visão do autor pode ser relacionado na atualidade com a aquisição de valores, influências quesofremos constantemente, no qual trazemos para a nossa realidade modelos norte americanos e nos apropriamos de tal maneira que tornam nossos. Essas influências vem desde de celulares de última geraçãoa modalidades esportivas como o futebol que iniciou-se na Inglaterra sendo incorporado ao Brasil de tal maneira que atualmente é visto como “nosso”.

4) De que modo as ideias de Oswald de...
tracking img