Luta de classes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Sociologia

Manifesto Comunista

Lutas de Classes

• O que são lutas de classes?

São a oposição entre as diferentes classes da sociedade. Elas não são apenas um conflito,envolvem a economia, a política e a sociedade como um todo.

Elas teriam começado com a criação da propriedade privada e os meios de produção. A partir daí, a sociedade passou a ser dividida entreproprietários (burguesia) e trabalhadores (proletariado).

• Definição de burguesia.

A burguesia moderna é o produto de um longo curso de desenvolvimento de uma série de revoluções nos modosde produção e troca.

Ela é detentora dos meios de produção. Representada por uma parcela mínima da população. Seu objetivo é acúmulo de capital.

“ A burguesia só pode existir com acondição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais. ” (Livro Manifesto Comunista de Karl Marx – página87).

• Definição de proletário.

Possuidor unicamente de sua força de trabalho. Representado pela maioria da população. “Classe dos trabalhadores assalariados modernos que, não tendo meiospróprios de produção, são obrigados a vender sua força de trabalho para sobreviverem.” (Nota de Friedrich Engels à edição inglesa de 1888.)

“O operário cada vez se empobrece mais quando produzmais riquezas” o que faz com que ele “se torne uma mercadoria mais vil do que as mercadorias por ele criadas”. Assim, quanto mais as coisas aumentam de valor,mais o mundo dos homens se desvaloriza.• Como funciona a relação burguesia/proletário.

Na sociedade capitalista a burguesia se apodera da mercadoria produzida pelo proletariado, e ao produtor dessa mercadoria sobra apenas um salárioque é pago de acordo apenas com o valor necessário para sobrevivência deste. Os trabalhadores são forçados a vender seu trabalho por uma fração mísera do real valor da mercadoria que produzem,...
tracking img