Perfil do consumidor na escolha do achocolatado experimento por meio de teste cego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE LEÃO SAMPAIO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS







Josué de Oliveira Teixeira



PERFIL DO CONSUMIDOR NA ESCOLHA DO ACHOCOLATADO EXPERIMENTO POR MEIO DE TESTE CEGO



Professor Orientador – Cristiano Castelão


JUAZEIRO DO NORTE-CE
2011
FACULDADE LEÃO SAMPAIO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS






PERFIL DO CONSUMIDOR NA ESCOLHA DO ACHOCOLATADOEXPERIMENTO POR MEIO DE TESTE CEGO










JUAZEIRO DO NORTE-CE
2011

1-INTRODUÇÃO

Observar-se que o mercado está sempre em transformação, os empresários sempre em busca de inovações e diferenciais para manter a estabilidade das vendas e conquistar uma parcela cada vez maior de mercado consumidor. Pensando nisso os gestores de marketing utilizam diversas estratégias de marketing quevisam tornar as empresas menos vulneráveis às mudanças que ocorrem nos ambientes externo e interno.
No segmento de supermercados, encontramos um cenário de mudanças com a entrada de novos atores, concentração e elevada competição. Estes fatores levam as organizações a se reestruturarem através de fusões, incorporações, inovações de embalagem, posicionamento de prateleiras e ousadas estratégiasde marketing.
Neste estudo analisaremos a origem dos principais produtos degustados, como foi a evolução dos mesmos, que estratégias eles procuram utilizar e, através da pesquisa de campo, analisaremos também o perfil deste consumidor.
São vários os fatores que influenciam a tomada de decisão de compra do consumidor. No processo de decisão o consumidor utiliza alguns aspectos para escolher seuproduto. Relaciona os estímulos como propagandas, cor, embalagens, preço, sabor, promoção com a sua característica comportamental, econômica e cultural.
Para as empresas, é de extrema importância entender o processo de escolha do produto pelo consumidor, pois a partir desse conhecimento a gestão de marketing irá desenvolver uma estratégia que fortaleça as vendas atraindo um número maior deconsumidores e contribuindo para que a empresa alcance melhores resultados.
Os dois aspectos que influenciam diretamente na compra são os intrínsecos (que compõem os produtos como sabor, coloração, consistência, tamanho e outros) e os extrínsecos (que são: preços, marcas, propaganda, etc.).

2- OBJETIVO

O nosso objetivo é verificar se os consumidores conseguem distinguir o sabor de seuachocolatado preferido através de um teste cego quando comparado com outras marcas.
Alem desse podemos citar outros objetivos:
• Identificar quais são as marcas preferidas de achocolatado.

• Identificar se os consumidores conseguem reconhecer o sabor do achocolatado.

• Identificar a frequência de consumo do achocolatado pelos consumidores.

• Identificar os principais motivos que influenciam naescolha de uma determinada marca de achocolatado.

• Identificar quais os fatores intrínsecos ou extrínsecos influenciam na compra do achocolatado.

3 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1 – O MERCADO DE ACHOCOLATADO NO BRASIL

O mercado de achocolatados brasileiro movimenta aproximadamente R$700 milhões por ano, com destaque para as vendas do quadrimestre junho – setembro, que são praticamenteiguais a soma dos oito meses restantes do ano. O mercado de achocolatados vem crescendo no Brasil a um ritmo de 15% ao ano, de acordo com dados do site Universia. As super marcas brasileiras apresentam uma peculiaridade: são, em sua maioria, um fenômeno restrito ao mercado nacional e caminham na contramão da globalização. Por exemplo: o Nesquik é a marca mundial de achocolatado da Nestlé. Noentanto, no Brasil, seu desempenho de vendas é tímido se comparado com o poderoso Nescau, uma marca nacional. Hoje, várias marcas estão na disputa no mercado de achocolatados (líquidos e em pó), principalmente aquelas vinculadas a grandes marcas como Nestlé e Pepsico.
São elas: Nescau, Toddy, Nesquik, Mágico, Parmalat, Danette, Choco Milk, Milkybar, entre outras. Alguns supermercados lançaram...
tracking img