Luneta astronomica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seriam, pois, supérfluas as explicações do mestre? Ou, se não o eram, para que e para quem teriam, então, utilidade?
Sobre o livro: O Mestre Ignorante de Jacques Rancière
SOUZA, Rosane Lourdes - Unibero
Desde sua publicação no Brasil (em 2002) este livro tem sido alvo de exaustivas análises e discussões por parte dos pedagogos, estudantes e escolas formadoras de docentes. Jacques Ranciererelata as aventuras intelectuais do professor Joseph Jacotot, que devido à política dominante da época, foi obrigado a ensinar alunos que falavam uma língua que ele não sabia. Usando um intérprete, Jacotot instruiu os alunos a ler uma edição bilíngüe de um livro e, em seguida, através de sua leitura, ele os orientou a escrever e pensar no idioma francês. Espantado com os resultados, Jacotot observoue iniciou sua análise considerando que todos os homens têm igualdade de inteligência, cada homem tem em si a capacidade de instruir-se e que tudo está em tudo. A partir daí uma guerra estava travada contra os velhos mestres, pois toda a sua aventura foi em particular, atacar a idéia da explicação não ser mais necessária ao aprendizado. Jacotot questionou: porque uma mente precisa receberexplicações de um texto, de outra mente?
É surpreendente como o professor Jacotot, nas primeiras páginas do livro, gera um ataque devastador sobre um recurso clássico e fundamental de toda a educação: a explicação do mestre. De repente, vemos que essa explicação passa a ser a razão de existir para os professores, abnegadamente, estes tentam levar seus alunos ao conhecimento e à cultura, suas explicaçõesvão se tornando uma arma sutil de imposição e dominação, ou seja, aquele que tem o conhecimento domina o que não tem. Sendo assim em uma série de circunstâncias específicas de sua experiência particular de ensino, Jacotot fez entender que a explicação, ao contrário do que declarou a pedagogia -- e ele próprio pensava até então - não era o veículo glorioso e essencial do ensino, mas sim que erapossível construir uma outra relação entre professores e alunos do que as tradicionais organizadas verticalmente. Esta experiência tornou-se o ponto crucial de toda a concepção de sua educação e transformou a vida de Jacotot, em uma eterna tentativa lutando para implantar a sua conclusão final.
Ao Considerarmos a educação institucionalizada, tem sido afirmado que a educação tem como uma de suas tarefasfundamentais reduzir ou atenuar as contradições de classe (ou gênero, raça, religião, ou de outros) específicas para a nossa sociedade. A pregação liberal tem insistido que a escola deve funcionar como um regulador das desigualdades sociais, assegurando que os mecanismos ou estratégias convergem para a igualdade de oportunidades. A nova experiência vivida por Jacotot demonstra que qualquer um podeaprender sem a explicação de um professor. Mas isso não dispensa a existência do mestre emancipador. A mente do aluno não pode depender da mente do professor para o aprendizado. Quando isso acontece Jacotot dá o nome de processo embrutecedor. Mas quando a vontade do aluno se submete a vontade do professor, permanecendo livres suas mentes, a esse se dá o nome de processo emancipador. O que éensinado é emancipado pelo uso da sua própria inteligência. O papel do professor neste processo é influenciar a vontade do aluno, motivando-o a se jogar na busca do saber. Este professor não é aquele que sabe as respostas, mas o que ensina a emancipação considerando a igualdade intelectual no ponto de partida e não como objetivo, delimitando a pesquisa e a direção da aprendizagem.
A possibilidade deemancipação proposta por Jacotot, tem seu potencial baseado em um triplo desafio, ela é um convite ao professor de inteligência libertária e dirigida à vontade. O professor não deve parar de perguntar ao aluno: "E você... o que você vê, o que você acha?, O que você faria?". As respostas, então deixam de ser do professor, como um tesouro secreto para se tornar o sucesso, de cada aluno, sobre...
tracking img