Luminotecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LUMINOTÉCNICA


1- INTRODUÇÃO
Comparando a época que a luz artificial começou a ser utilizada com os dias atuais, constata-se que foi grande o passo dado pela indústria da iluminação no século X. Desde a lâmpada criada por Thomas Edison até os produtos disponíveis hoje, houve um avanço espantoso.
Ao contrário do que normalmente se divulga, a lâmpada de Edison não foi a primeira a utilizar aeletricidade, pois no final do século XIX, já havia um sistema para iluminação pública, composto por dois eletrodos de carvão muito próximos, por onde passava uma descarga elétrica. Essa lâmpada era conhecida como lâmpada de arco, pois ela produzia uma luz intensa, muito branca e era utilizada, também, em faróis de navegação e outras aplicações específicas. O maior problema dessa lâmpada estavajustamente na grande quantidade de luz produzida, o que impedia sua utilização em ambientes comerciais ou residenciais.
A primeira lâmpada disponível para uso residencial foi a de Edison, por isto considerada como a primeira lâmpada comercial. A lâmpada de Edison era consituída de um fio de linha carbonizado em um cadinho hermeticamente fechado, produzindo uma luz amarelada e fraca como a de umavela e apresentando um rendimento de 1,41 lumens por watt.
De início, o invento enfrentou grandes barreiras à sua utilização, principalmente por ser uma tecnologia que necessitava de novas instalações. A energia elétrica era um luxo pouco disponível na época, sendo o próprio invento, uma ferramenta para tornar a energia elétrica mais difundida, pois era quase unânime a idéia de que o gás e o vaporseriam suficientes para o desenvolvimento do mundo.
Ficou marcada uma frase de Thomas Edison, ressaltando a diferença entre a visão futurista e a imediatista, ao ser questionado em relação ao preço de sua lâmpada comparada ao de uma vela: - “No futuro, somente os ricos queimarão velas”.
Luminotécnica 4
As novas tecnologias sempre causam esse tipo de conflito, da vantagem tecnológica contra ocusto de investimento. O problema enfrentado por Edison também ocorre hoje em dia, com as novas tecnologias.
Nos últimos anos, houve um avanço na utilização de sistemas mais eficientes, certamente motivado pelo aumento nos custos da energia elétrica nos países desenvolvidos – principalmente nos EUA, onde a energia é gerada principalmente em usinas nucleares. O investimento necessário para construirusinas e sistemas de transmissão é tamanho que os governos adotam programas intensivos para promover a utilização de equipamentos de utilização energeticamente mais eficientes.
Recentemente foi decretada uma nova lei nos EUA para regulamentar a iluminação sob seu aspecto energético. Foi simplesmente proibido o uso de sistemas de iluminação com baixa eficiência, incluindo lâmpadas bastanteutilizadas no Brasil, como as incandescentes, as fluorescentes tradicionais, as de vapor de mercúrio e as mistas. Em alguns produtos do EUA, como lâmpadas comuns e equipamentos auxiliares, encontra-se a inscrição “proibida a venda no território americano”, ou “somente para exportação”. A mesma lei dá prazo para que as instalações antigas sejam reformadas e, para motivar a população, prevê financiamentodestinado à troca de sistemas, além da aplicação de pesadas multas.
O motivo pelo qual essa resolução foi tomada é lógico: minimizar o consumo de energia elétrica. Os governos pretendem reduzir ao máximo os investimentos em eletricidade, que, além dos custos financeiros, geram custos ambientais significativos. A estratégia para atingir esses objetivos reside no desenvolvimento de novas fontes deluz, equipamentos auxiliares, sensores e luminárias mais econômicas.
A luz é uma modalidade da energia radiante verificada pela sensação visual de claridade. A faixa de radiações das ondas eletromagnéticas detectada pelo olho humano e situa entre 380 nm e 780 nm. ( 1 nanometro = 10-9 m ).

Luminotécnica 5
O espectro eletromagnético visível esta limitado, em um dos extremos pelas radiações...
tracking img