Luiz gonzaga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório da aula de campo

Data da aula: 05/05/2012


Disciplinas: Ciências, História do Ceará e Geografia
Professores: Ágda, Betânia, Daniel e Emanuela e coordenador

1ª parada- Museu de Luiz Gonzaga

Entramos na casa de seu Januário, onde observamos o último vaqueiro de Luiz Gonzaga, ele está vivo até hoje, e agora atua como guia.
Luiz Gonzaga foi o pernambucano doséculo.
O Gonzagão atravessou várias décadas e ainda hoje é saudade como um dos maiores artistas da história da Música Popular Brasileira.
Com mais de mil músicas gravadas, Luiz Lua Gonzaga construiu uma das mais belas trajetórias da cultura popular do Brasil. Em nome dos nordestinos cantou para o Papa João Paulo ΙΙ em sua visita ao Brasil no ano de 1980. Luiz Gonzaga faleceu no dia 2 deagosto de 1989. No final do ano 2000, foi eleito pelo povo como o Pernambucano do século XX.

Luiz Gonzaga do Nascimento, também conhecido como Rei do Baião, nasceu em Exu no dia 13 de dezembro de 1912 e faleceu em Recife no dia 2 de agosto de 1989.
Depois da casa do Seu Januário entramos no Museu e pudemos observar sua discografia, sua sanfona, várias fotografias de seus parentes,amigos e dele mesmo...
Explicação de Ágda:
O Ceará por um tempo foi uma espécie de capitania secundária de Pernambuco, ele não era independente. Ceará era subordinado ao Estado de Pernambuco. Luiz Gonzaga foi para o Sul e Sudeste cantando as dificuldades e as belezas do Ceará, contribuindo para o desenvolvimento do mesmo. Este ano é o centenário de Luiz Gonzaga.


2ª parada-Santana do Cariri – Pontal


Almoçamos e depois tivemos aulas de:
•Betânia: Ela falou sobre os diferentes tipos de relevo, inclusive o da chapada, ela é tabular. Comentou também sobre Luiz Gonzaga, sua importância para a cultura nordestina e comentou também sobre todos os outros lugares vistos no museu de Luiz Gonzaga.
Luiz Gonzaga saiu do Exu muito pobre e quandoconsegui status mostrou o nordeste inteiro, a realidade do nordeste através de suas músicas. Ele é conhecido até internacionalmente. E também ele conseguiu outro feito maior que foi amenizar as rivalidades que existiam no Exu entre famílias, por questões de terras e bens.
Depois um dos professores que nos acompanhou, falou sobre Exu, que era uma cidade muito pobre que vive agropecuária, apesar deser muito famosa por causa de Luís Gonzaga.Tem um comércio pouco desenvolvido, e não tem praticamente desenvolvimento industrial na cidade que faz com que a cultura de Exu seja somente a de Luís Gonzaga.
Ele deu “vida” a figura do vaqueiro, do homem sertanejo, como elemento principal da nossa sociedade da região do nordeste.

O professor também falou sobre os holandeses, que noperíodo da união ibérica , conseguiu um certo controle em algumas regiões do nordeste, como Pernambuco.
Também falou sobre Maurício de Nassau, que foi um dos comandantes e representantes do poder holandês, ele trouxe arquitetos ,pintores e artistas tentando transformar o Ceará em uma nova Holanda.Com o tempo tiveram várias revoltas por causa da novas administração da Holanda.•Daniel:Falou também sobre a cultura nordestina em relação a Luiz Gonzaga, falou do relevo e de outros atributos no decorrer da sua explicação.
•Emanuela: Falou sobre o relevo do local e de sua flora , que é caracterizada pela caatinga. Tipos de vegetação da chapada: floresta, serrado e caatinga.Pediu para pesquisar sobre: vegetação da chapada, unha-de-gato e soldadinho do Araripe.Pesquisas:
A Chapada do Araripe  é considerada um oásis, no seu subsolo, situado entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, apresentando um extenso reservatório de água. As espécies de vegetação que vivem próxima da Chapada do Araripe são abundantes.
Entre a flora, podemos destacar os visgueiros, a faveira e o pequi. As extensas regiões ao redor da chapada, estão num local...
tracking img