Luis claudio figueiredo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caps. I e II (Livro: Matrizes do Pensamento Psicológico) – Constituição e ocupação do espaço psicológico
1 – Com o surgimento da modernidade, movimentos de dispersão e de reunificação da Psicologia se alternaram ao longo da história, baseados em concepções divergentes de sujeito e de indivíduo. Escreva as principais idéias que estão relacionadas ao que o Figueiredo se referiu sobre os seguintestópicos:
a) Emergência e ruína do sujeito.

Francis Bacon diz que o caráter operante das relações entre homem e mundo, o sujeito possui o status de senhor de direito da natureza, cabendo ao conhecimento transformá-lo em senhor de “fato”. O sujeito empírico é concebido como fator de erro, de ilusão. Constitui-se e tenta-se colonizar um novo campo, “o da natureza interna” ou “íntimo”. O sujeito,então é atravessado por uma sucessão de rupturas. As ciências naturais repousam na pressuposição de uma exterioridade entre a prática da pesquisa e seu objeto, o confronto nitidamente delimitado e rigidamente controlado entre sujeito e objeto, o que promove a multiplicação e o refinamento dos instrumentos conceituais e teóricos de descrição, previsão e controle.

b) Emergência e ruína doindivíduo.

O individuo era o que a comunidade definia. Fazendo com que esse indivíduo tenha uma interação com a sociedade, para que se construa uma identidade social. Surge uma imagem de indivíduo legada pelo iluminismo e presente no liberalismo clássico: capaz de discernimento, capaz de cálculo na defesa de seus interesses, etc., enfim: capaz de independência em relação à autoridade e à tradição.2 – Identifique e descreva brevemente as principais matrizes do pensamento psicológico.

MATRIZ NOMOTÉTICA E QUANTIFICADORA
E a que define natureza dos objetivos e procedimentos de uma pratica teoricamente cientifica.

MATRIZ FUNCIONALISTA E ORGANICISTA
Considera-se a funcionalidade de um órgão, de um mecanismo, etc., como algo que remete ao todo de que faz parte e assim apenas se define nainterdependência das pares deste todo.

MATRIZES CIENTIFICISTAS E IDEOLOGIAS CIENTÍFICAS

A partir de todas as matrizes cientificistas, surge na Psicologia a idéia de conhecimento útil.

MATRIZES ROMÂNTICAS E PÓS-ROMÂNTICAS

Nelas, o que foi excluído pelas matrizes cientificistas é reconhecido no que se denomina de vitalismo naturista: o quantitativo, o indeterminado, o espiritual, etc.MATRIZES COMPREENSIVAS
Existem três grandes linhas compreensivas: o historicismo idiográfico, oestruturalismo e a fenomenologia. O primeiro busca a captação da experiência como se constitui na imediata vivência do sujeito.

Cap. 3 (Livro: A diversidade da psicologia: uma construção teórica) - Behavorismo Radical
1 - Explique o que é o reflexo condicionado. Dê um exemplo de um experimento.O princípio de que a ocorrência de um estímulo chamado de estímulo discriminativo aumenta a probabilidade de ocorrência de uma resposta, e após a resposta segue-se um estímulo reforçador, podendo ser um reforço (positivo ou negativo) que estimule o comportamento (aumentando sua probabilidade de ocorrência), ou uma punição que iniba a ocorrência do comportamento posteriormente em situaçõessemelhantes. Ex: dar carne para um cachorro e mostrar uma luz ele ira associar, a luz com a carne, e se mostrar a luz sem a carne ele ira salivar pensando que ira vim a vim.
2 - O que é a tríplice determinação ambiental indissociável do comportamento? Quais suas implicações?
O comportamento não pode ser entendido fora da sua historia e sua historia não pode ser entendida isoladamente. Pois a tríplicedeterminação é a espécie, vida do individuo e a cultura.
3 - Explique como o conceito de comunidade verbal ajuda no entendimento da subjetividade.
Segundo Skinner, com exceção do que é disponível pelo aparato genético, tudo o que se passa sob a pele (e aqui se está falando de subjetividade) é um produto social. Isso significa dizer que é a comunidade (e a comunidade humana é verbal, pois...
tracking img