Ludwig wittgenstein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LUDWIG WITTGENSTEIN



INTRODUÇÃO

Ludwig Joseph Johan Wittgenstein teve papel importante na filosofia da linguagem. É possível perceber que em uma de suas obras, precisamente em Investigações filosóficas, a qual se trata essa pesquisa. É defendida a ideia que a linguagem não seria um todo homogêneo e sim um conjunto de linguagem
OBJETIVO

O objetivo dessa pesquisa é tentar esclarecer opensamento de Wittgenstein em relação aos jogos de linguagem. Analisar o problema que envolve o conceito de significado e uso e analisar consecutivamente a ideia de liberdade em relação ao seu termo e jogos de linguagem.


DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

No livro Investigações filosóficas desenvolve-se a ideia de uma linguagem clara, enfoca as confusões conceituais que engendram o uso da linguagemque se torna causa da maioria dos problemas filosóficos. Linguagem, significado e uso. O significado é só o uso, ou seja, são termos concedidos aos objetos que designam o mundo exterior, as referencias não estão definidas por referencia.
A linguagem é uma atividade humana que está em um âmbito cultural e social, ou seja, existem linguagens que são empregadas em uma determinada região paradesignar algo, em outra região a palavra pode ter outro valor:
"A linguagem- diz o "segundo Wittgenstein"- funciona em seus usos, não cabendo, portanto indagar sobre os significados das palavras, mas sobre suas funções práticas... "¹
Portanto, as palavras são variadas, o que constituem linguagens que se tornam formas de vida. Não se pode definir precisamente o que seja "jogos de linguagem", a não serpor meio de traços semelhantes a outros jogos.
No século XX a filosofia surgida no Tractatus Logico-Philosophicus, quanto nas
investigações filosóficas, exercem influência no pensamento daquela época.




Teses de filósofos foram desenvolvi
das a partir de ideias encontradas no tractatus. Está presente também no tractatus o principio da verificabilidade, cujo qual o significado de umenunciado reduz-se aos dados empíricos que vão analisar a veracidade, não as tornando falsa.
A função das palavras não é só designar tudo o que elas são, a linguagem é um instrumento diversificado. É preciso haver uma memorização da linguagem, no caso da criança ele observa os sons, olha para os objetos e tal repetição desses fatos é uma forma de compreensão, passa a ser designar o uso mecânico, ouso da linguagem cotidiana depende do desenrolar da capacidade de uso. O termo "uso" não é mais claro que o termo "significado", mas se houver uma inversão de um pelo outro, desviamos a definição do significado e significação.
Em investigações filosóficas, acentuam o que Wittgenstein considerava os usos, e que são variados. Alguns princípios demonstram isso:
1- O único controle que temos emrelação ao estudo da língua é o uso dos enunciados nas diversas situações da vida.


¹LUDWIG WITTGENSTEIN. Investigações filosóficas, p.14
2- Expressões como "significado de uma palavra" e "significado de uma frase ou oração", podem induzir ao erro, quando ela passa a buscar os seus "significados" com objetos exteriores.
3- O significado de uma palavra e o que ela significa precisa estabelecerrelações diversas para explicações de seu "uso".

De acordo com o pensamento wittgensteiniano, é desnecessário admitir que as palavras tenham um significado determinado, como o uso da língua por meio de hipóteses a um acordo sobre o uso das palavras.
Como já dito, Wittgenstein não se preocupou em criar uma "teoria do uso", o conceito de linguagem está ligado ao da teoria do significado como évisto no inicio das Investigações filosóficas:
"Na práxis do uso da linguagem (2), um parceiro enuncia as palavras, o outro age de acordo com elas; na lição de linguagem, porém, encontrar-se-á ?este? processo: o que aprende ?denomina? os objetos. Isto é, fala a palavra (...). Podemos também imaginar que todo o processo do uso das palavras em (2) é um daqueles jogos por meio dos quais as crianças...
tracking img