Ludico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO
O BRINCAR E A CRIANÇA
"O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e completa." (ALMEIDA, M. T. P, 2000).
Vamos também iniciar o artigo fazendo uma pergunta: "O que as crianças precisam para serem felizes?"
A criança para ser feliz precisa de muita coisa, mas, em especial ela precisa de:Sabemos que o brincar é um direito da criança como apresentam diversos documentos internacionais:
Declaração universal dos direitos da criança - ONU (20/11/1959)
"... A criança deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se porfavorecer o gozo deste direito". (Declaração universal dos direitos da criança, 1959).

1ª PARTE: O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNDO
Durante muito tempo, o cuidado e a educação das crianças pequenas eram vistas como tarefas da família, principalmente das mães e de outras mulheres. Depois do desmame, a criança era percebida como um pequeno adulto, quando já alcançava certo grau deindependência, passava a ajudar os adultos nas atividades cotidianas e a aprender o básico para sua inserção social. Não se considerava a identidade pessoal da criança.
Devido ao caráter familiar do atendimento à criança pequena, as primeiras denominações das instituições infantis fazem uma referência a esse aspecto, como o termo francês “creche” que significa manjedoura, presépio. E o termo italiano “asilonido” que significa um ninho que abriga.
Nas sociedades primitivas, as crianças que se encontravam em situações desfavoráveis, como o abandono, era cuidado por uma rede de parentesco, ou seja, dentro da própria família. Na Idade Antiga, os cuidados eram oferecidos por mães mercenárias, que não tinham nenhum tipo de preocupação com as crianças, sendo que muitas morriam sob os seus cuidados. NaIdade Média e Moderna, existiam as “rodas” (cilindros ocos de madeira, giratórios), construídos em muros de igrejas ou hospitais de caridade, onde as crianças deixadas eram recolhidas. Dentro dessa perspectiva, fica evidenciado nas palavras de Oliveira que:
As idéias de abandono, pobreza, culpam e caridade impregna assim, as formas precárias de atendimento a menor nesse período e vão permeardeterminadas concepções a cerca do que é uma instituição que cuida da Educação Infantil, acentuando o lado negativo do atendimento fora da família (OLIVEIRA, 2002: 59).
 Diante dessa situação, ficam claras as raízes da desvalorização do profissional de Educação Infantil, que precisa mudar esse estereotipo, porque para se trabalhar com crianças não é necessária qualificação profissional, pois grande partedos profissionais que atuam nessa área é de leigos, pelo qual demonstra que, mesmo com tanto avanço no que diz respeito ao conceito de criança, ainda persiste um tipo de atendimento que só visa os cuidados físicos, deixando de lado os aspectos globais no atendimento das crianças.
Na Europa com a Revolução Industrial, a sociedade agrário-mercantil transforma-se em urbano-manufatureira, numcenário de conflitos, onde as crianças eram vítimas de pobreza, abandono e maus-tratos, com grande índice de mortalidade. Aos poucos o atendimento às crianças torna-se mais formal, como resposta a essa situação, foram surgindo instituições para o atendimento de crianças desfavorecidas ou crianças cujos pais trabalhavam nas fábricas.
Nos séculos XVIII E XIX são originados dois tipos de atendimento àscrianças pequenas, um de boa qualidade destinado às crianças da elite, que tinha como característica a educação, e outro que servia de custódia e de disciplina para as crianças das classes desfavorecidas.
Dentro desse cenário aumenta-se a discussão de como se devem educar as crianças. Pensadores como Comênio, Rousseau, Pestalozzi, Decroly, Froebel e Montessori configuram as novas bases para a...
tracking img