Ludico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 METODOLOGIA DE ENSINO - Processos Educativos na Educação Infantil

Jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois estão presentes na humanidade desde o seuinício. O presente trabalho trata do resgate do lúdico como processo educativo, demonstrando que ao se trabalhar ludicamente não se está abandonando a seriedade e a importância dos conteúdos a seremapresentados à criança, pois as atividades lúdicas são indispensáveis para o seu desenvolvimento sadio e para a apreensão dos conhecimentos, uma vez que possibilitam o desenvolvimento da percepção, daimaginação, da fantasia e dos sentimentos. Por meio das atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constróiconhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.


2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A infância é a idade das brincadeiras. Acreditamos que por meio delas a criança satisfaz, em grande parte, seusinteresses, necessidades e desejos particulares, sendo um meio privilegiado de inserção na realidade, pois expressa a maneira como a criança reflete, ordenam, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo.Destacamos o lúdico como uma das maneiras mais eficazes de envolver o aluno nas atividades, pois a brincadeira é algo inerente na criança, é sua forma de trabalhar, refletir e descobrir o mundo que acerca.

O desenvolvimento humano, o aprendizado e as relações entre desenvolvimento e aprendizado são temas centrais nos trabalhos de Vygotsky. Ele desenvolveu também estudos importantes sobreum domínio da atividade infantil que tem claras relações com o desenvolvimento: o brinquedo.

Segundo Vygostsky (1998), para entendermos o desenvolvimento da criança, é necessário levar emconta as necessidades dela e os incentivos que são eficazes para colocá-las em ação. O seu avanço está ligado a uma mudança nas motivações e incentivos, por exemplo: aquilo que é de interesse para um...
tracking img