Filosofos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O FÍSICO

Albert Aisten nasceu em 14 de Março de 1879, na cidade de Ulme, Alemanha. Filho de Hermann Einstein e Pauline Koch, era de família judia e de classe média. Os dois se casaram em 1876 e estabeleceram moradia em Ulme, onde Hermann se tornou proprietário de um négocio de penas de colchões.
Com um ano de idade Einstein se mudou junto a família para Munique, onde seu pai e seu tioJacob iniciaram um novo négocio.
O físico só começou a falar aos três anos de idade, e mesmo assim ainda apresentava aparente dificuldade. Mas isso não o impedia de ser um bom estudioso para os assuntos que lhe interessavam.
Aos seis anos começou a tocar violino e a nomeadamente se interessar pela matemática e pela física.
Einsten era um aluno desperso e alheio para as materias que não lheinteressavam, exemplo francês e alemão.
Em 1885 seu pai fundou junto a seu irmão uma empresa de materiais elétricos, e Einstein nesse mesmo ano começou a frequentar a escola Católica em Munique.
Depois entrou no Luitpold Gunnasium, onde permaneceu até os 15 anos.
Em 1894 o négocio de seu pai faliu e a família se mudou para a Itália.
O físico permaneceu em Munique afim de terminar o anoletivo.Porém, Einstein que tolerava com dificuldade a rígida disciplina do Gymnasium (escola secundária que frequentava), em pouco abandonou a escola e juntou-se à família em Milão, evitando assim ser incorporado nas forças armadas alemã.
E em 1895 fez exames para admissão à Eidgenössische Technische Hochschule (ETH), em Zurique. Foi reprovado na parte de humanas. Foi então para Aarau, também naSuíça, para terminar a escola secundária.
Em 1896 recebeu o diploma da escola secundária e, aos 17 anos, renunciou à cidadania alemã, ficando sem pátria por alguns anos. A cidadania suíça lhe foi concedida em 1901. Cursou o ensino superior na ETH em Zurique, onde mais tarde foi docente e ali mesmo conhecerá sua futura esposa.
Em 6 de janeiro de 1903 casou-se com Mileva Maric, sofrendo grandesobjeções de seus pais. Tiveram três filhos: Lieserl ( que aparentemente nunca chegou a viver com o casal. Suspeita-se que tenha sido dada para adoção, mas não se tem a certeza de nada), a relatos também que a mesma morreu ainda bebê, Hans Albert e Eduard. , o mais velho tornou-se professor de hidráulica na Universidade da Califórnia e o mais jovem, formado em música e literatura, morreu num hospitalpsiquiátrico suíço.
Entre 1909 e 1913 Einstein lecionou em Berna, Zurique e Praga. Voltou à Alemanha em 1914, pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial. Aceitou um cargo de pesquisa na Academia Prussiana de Ciências junto com uma cadeira na Universidade de Berlim. Também assumiu a direção do Instituto Wilhelm de Física em Berlim.
Em novembro de 1915, Einstein fez uma série deconferências e apresentou sua teoria da relatividade geral. No ano seguinte o cientista publicou "Fundamento Geral da Teoria da Relatividade".
Em 1919, separou-se da esposa Mileva e se casou com a prima Elsa. Naquele ano tornou-se conhecido em todo o mundo, depois que sua teoria foi comprovada em experiência realizada durante um eclipse solar.

Einstein ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1921 e foiindicado para integrar a Organização de Cooperação Intelectual da Liga das Nações. No mesmo ano, publicou "Sobre a Teoria da Relatividade Especial e Geral".
Ao longo da vida, Einstein visitaria diversos países, incluindo o Brasil, em 1925. Entre 1925 e 1928, Einstein foi presidente da Universidade Hebraica de Jerusalém.
Em 1933, Hitler chegou ao poder na Alemanha e o cientista foi aconselhadopor amigos a deixar o país, renunciando mais uma vez à cidadania alemã.
A 7 de outubro de 1933, Einstein partiu para os Estados Unidos, onde passou a integrar o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton. Em 1940 ganhou a cidadania americana, mantendo também a cidadania suíça.
Em 1941 teve início o Projeto Manhattan, que visava o desenvolvimento da bomba atômica pelos...
tracking img