Ludicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Curso de Pedagogia

BRINCANDO E APRENDENDO

Luciene Pereira Lemes Paulino

Grace Anne de Miranda Silva

ESTÁGIO II

Indianópolis
2009

JUSTIFICATIVA
A escola infantil, creches ou pré- escolas são espaços onde os processos educativos são constituídos de forma dinâmica, onde não existe aquele que somente conduz, mas que, também, ao mesmo tempo, podeser conduzido – é um processo permanente de troca mútua de sentimentos, experiências, conhecimentos, no qual a criança é agente central e fundamental. A Educação Infantil, necessariamente, ao produzir espaço de ensino-aprendizagem, deve sempre estar preocupada em produzir momentos de prazer, de lazer, de construção do lúdico. Brincar é preciso para melhor educar.
A brincadeira constitui-se em ummomento de aprendizagem em que a criança tem a possibilidade de viver papéis, de elaborar conceitos e ao mesmo tempo exteriorizar o que pensa da realidade. Assim, a brincadeira é uma atividade humana e social, produzida a partir de seus elementos culturais; deixa de ser encarada como uma atividade inata da criança (como se pensou por muito tempo).
É necessário que nos centros de educaçãoinfantil e na pré-escola seja oferecida a possibilidade da brincadeira ou de jogos simbólicos em que em alguns momentos são organizados e dirigidos e, em outros momentos, organizados pelo educador; porem, de livre opção das crianças. A possibilidade de participar, desde a construção, dos demais diferentes materiais como fantasias, mascaras, fantoches, marionetes, entre outros, ate a sua utilização emdramatizações, teatro ou outras representações de sua opção, constitui-se em um espaço de vivencia onde a criança trabalha com a imitação e a representação, desenvolve sua autonomia e a estrutura de regras de convívio grupal, dentre outros.” (BRESSAN,1998,p.30)
Brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo inteiro, cada criança deve estar em condições de aproveitar as oportunidadeseducativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem.
Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de recrear e de educar ao mesmo tempo. . As brincadeiras acompanham a criança pré-escolar e penetram nas instituições infantis criadas a partir de então. Nesse período da vida da criança, são relevantes todos os aspectos de suaformação, pois como ser bio-psico-social-cultural dá os passos definitivos para uma futura escolarização e sociabilidade adequadas como membro do grupo social que pertence.
A ludicidade e a aprendizagem não podem ser consideradas como ações com objetivos distintos. O jogo e a brincadeira são por si só, uma situação de aprendizagem. As regras e imaginação favorecem á criança comportamento além doshabituais. Nos jogos ou brincadeiras a criança age como se fosse maior que a realidade, e isto, inegavelmente, contribuem de forma intensa e especial para o seu desenvolvimento (Rego, 1932, p.36).
As atividades lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral da criança, já que através destas atividades que ajudam as crianças no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, atravésdas atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.
Nos jogos de regras o professor não precisa estimular os valores competitivos, e sim tentar desenvolver atitudes cooperativas entre as crianças. Que omais importante no brincar é participar das brincadeiras e dos jogos.

OBJETIVO GERAL
A realização de jogos e brincadeiras na primeira infância envolve naturalmente o movimento, que vai dominar como componente, pois através dele a criança se coloca no meio, inteirando-se com os objetos, com as pessoas, explorando seu corpo, o espaço físico. Uma das funções da brincadeira é permitir à...
tracking img