UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Curso de Pedagogia

BRINCANDO E APRENDENDO

Luciene Pereira Lemes Paulino

Grace Anne de Miranda Silva

ESTÁGIO II

Indianópolis
2009

JUSTIFICATIVAA escola infantil, creches ou pré- escolas são espaços onde os processos educativos são constituídos de forma dinâmica, onde não existe aquele que somente conduz, mas que, também, ao mesmo tempo,pode ser conduzido – é um processo permanente de troca mútua de sentimentos, experiências, conhecimentos, no qual a criança é agente central e fundamental. A Educação Infantil, necessariamente, aoproduzir espaço de ensino-aprendizagem, deve sempre estar preocupada em produzir momentos de prazer, de lazer, de construção do lúdico. Brincar é preciso para melhor educar.
A brincadeira constitui-seem um momento de aprendizagem em que a criança tem a possibilidade de viver papéis, de elaborar conceitos e ao mesmo tempo exteriorizar o que pensa da realidade. Assim, a brincadeira é uma atividadehumana e social, produzida a partir de seus elementos culturais; deixa de ser encarada como uma atividade inata da criança (como se pensou por muito tempo).
É necessário que nos centros de educaçãoinfantil e na pré-escola seja oferecida a possibilidade da brincadeira ou de jogos simbólicos em que em alguns momentos são organizados e dirigidos e, em outros momentos, organizados pelo educador;porem, de livre opção das crianças. A possibilidade de participar, desde a construção, dos demais diferentes materiais como fantasias, mascaras, fantoches, marionetes, entre outros, ate a suautilização em dramatizações, teatro ou outras representações de sua opção, constitui-se em um espaço de vivencia onde a criança trabalha com a imitação e a representação, desenvolve sua autonomia e a estruturade regras de convívio grupal, dentre outros.” (BRESSAN,1998,p.30)
Brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo inteiro, cada criança deve estar em condições de aproveitar as... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 02). Ludicidade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 02, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ludicidade/2456.html

MLA

"Ludicidade" TrabalhosFeitos.com. 02 2011. 2011. 02 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ludicidade/2456.html>.

MLA 7

"Ludicidade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 02 2011. Web. 02 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ludicidade/2456.html>.

CHICAGO

"Ludicidade." TrabalhosFeitos.com. 02, 2011. Acessado 02, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ludicidade/2456.html.