Balanced scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ferramenta para a Contabilidade Gerencial
A busca e o uso de diferentes formas de gerenciamento para enfrentar um ambiente econômico em constante mutação, é uma questão de importancia relevante para todos os gestores. Neste contexto, cita-se o Balanced Scorecard – BSC como opção de ferramenta a ser utilizada por empresas que pretendem ter êxito com suas estratégias de curto, médio e longo prazo,melhorando assim sua situação no futuro. A questão a ser estudada neste artigo é: Qual é a contribuição do BSC, aplicado como ferramenta para a contabilidade gerencial? – A metodologia utilizada para responder à esta questão, é a combinação de conceitos publicados anteriormente, com base em pesquisa bibliografica, onde esta visa fundamentar teoricamente, avaliando e esclarecendo, sobre ascontribuições científicas do assunto e relacionando o objeto de estudo e o seu contexto. Esta pesquisa pretende resultar num maior entendimento da ferramenta aqui proposta e às suas contribuições sob o prisma da Contabilidade Gerencial, concluindo-se que o seu uso, pode servir de suporte para o controle e acompanhamento das estratégias adotadas, para que por fim, possam geram os retornos positivosesperados pela empresa.
Introdução
Em um ambinte onde a excelência empresarial é exigida contínuamente, o grande desafio do sistema de informação gerencial, está em fornecer informações corretas e oportunas para auxiliar a tomada de decisão dos gestores. Neste contexto, o BSC apresenta-se como uma ferramenta que pode ser utilizada para gerenciar importantes processos organizacionais. Nessa nova formade gerenciamento, destaca-se como instrumento de maior importância, a construção de uma estrutura de indicadores estratégicos que possua abrangência e coerência, considerando a importância crescente dos valores intangíveis diante dos tradicionais valores físicos, traduzindo a missão, a visão e estratégia da organização em objetivos e metas diferenciadas de acordo com as quatro perspectivas:financeiras, do cliente, dos processos internos e de aprendizado e crescimento.
O BSC é uma ferramenta importante para a contabilidade gerencial, porque, baseado em atividades e processos inter-relacionados funcionalmente na empresa, os contadores serão capazes de transmitir à administração informações qualificadas, que possibilitarão identificar os pontos-chave nesses processos, que influenciamdireta ou indiretamente os objetivos e metas da empresa, podendo dirigir esforços para melhorá-los e, conseqüentemente, melhorar seus resultados.
Metodologia
Utilizando-se da pesquisa bibliográfica, essencialmente em livros publicados por renomados especialistas, tanto em Contabilidade Gerencial, quanto no próprio Balanced Scorecard, busca-se a fundamentação teórica sobre o uso e as contribuiçõestrazidas pelo conceito de Balanced Scorecard à Contabilidade Gerencial.
O Surgimento do Conceito de Balanced Scorecard
Na década de 90, executivos norte-americanos começaram a se preocupar em criar novos meios de medir a performance das organizações, pois os métodos existentes, exclusivamente apoiados à indicadores contábeis e financeiros, estavam se tornando obsoletos.
Devido à esteentendimento, David Norton, executivo do Instituto de Pesquisa da Nolan Norton, unidade de pesquisa da KPMG, sob consultoria acadêmica de Robert Kaplan , Profº da Havard Business School, em 1990, realizou um estudo, em várias empresas, com o objetivo de desenvolver um novo modelo de medidas de desempenho.
O estudo foi direcionado para chegar-se a um scorecard multidimensional.
Posteriormente, paraindicar a característica de equilíbrio (balanceamento) entre medidas em curto e longo prazos, entre as medidas financeiras e as não-financeiras, entre os indicadores de tendências (leading) e os de ocorrência (lagging) e entre as perspectivas internas e externas de desempenho, esse scorecard multidimensional passou a ser referido como "Balanced Scorecard".
Foram feitos vários testes de viabilidade...
tracking img