Ludicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA FINOM

ANACÉLIA SOUZA SANTOS

A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Jequié 2009

A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Artigo científico apresentado àFaculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia Institucional.

Orientador: Profº Henrique Manhães.

Jequié-BA 2009

A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NO CONTEXTOESCOLAR
Anacélia Souza Santos[1]

RESUMO:

A intenção deste artigo é sensibilizar os professores de Educação Infantil do importante papel que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos exercem no desenvolvimento da criança. Para isso se faz necessário saber o significado do brincar, conceito dos principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se tambémfundamental analisar o papel do educador neste processo lúdico, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona. Fazendo também algumas considerações importantes sobre os jogos e brinquedos, pois não podemos desconhecer as relações existentes entre o lazer, a escola e o processo educativo, eles são pares ou encadeados. Não podemos considerar o lúdico na perspectiva dasclasses dominantes, quando estas instituições muitas vezes nem ao menos sabem do que estamos falando. A versatilidade do lúdico, isto é, a possibilidade de variar de acordo com os momentos, facilita uma participação ativa e tranquila das crianças. Desta forma, espero acrescentar conhecimento acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e em especial na vida da criança.

Palavras-chave:Criança; educação infantil; lúdico; escola

INTRODUÇÃO
Para explorar o brinquedo e suas diversas possibilidades, consideramos de imediato nossas vivências no mundo da brincadeira, ou seja, nossa relação íntima quando crianças com o brinquedo, para então explorar e fundamentar nossas ideias com uma gama de fontes sobre o assunto.
Desse modo, o presente trabalho apresenta obrinquedo como um instrumento para o desenvolvimento infantil com funções ludo-educativas. Destacamos, não apenas a importância do brinquedo, mas a função, a implicação no desenvolvimento infantil e sua contribuição com a práxis do professor.O brinquedo, objeto manipulável, é o suporte da brincadeira (KISHIMOTO, 1997, Pág. 23) que tem uma relação íntima com a criança quando esta exerce uma ação, ou seja, quando mergulha no lúdico. Ao brincar, a criança esquece do seu cotidiano e descobre através das ações realizadas com seu brinquedo o poder de criatividade e o seu lado simbólico, muitas vezes esquecido ao penetrar no mundoescolar.
É no mundo da fantasia que as crianças vivem simulações repletas de simbolismos e abstrações, para tanto, se engana quem pensa que elas apenas estão se divertindo neste momento, o fato é que ela leva o lúdico muito a sério, abstraem o brinquedo, a situação, os comportamentos e os resultados da brincadeira, até mesmo as crianças com menos de três anos, que não usam o brinquedo semseparar a situação imaginária do real, também levam o ato da brincadeira a sério.
O brinquedo corresponde na verdade uma das necessidades da vida social. É fácil perceber que onde estiver a criança o brinquedo também estará, mesmo porque é o primeiro objeto que a criança realmente possui. Assim, o brinquedo tal como é, oferece um objetivo a alcançar, ele foi construído para dar uma ou mais...
tracking img