Lubrificantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO

1.1- Historia dos Óleos e Lubrificantes

Cedo na sua história o homem descobriu a importância da lubrificação, ao perceber que o uso de gordura animal ou azeites vegetais facilitava o carregamento de grandes pesos ou reduzia o atrito dos eixos das charretes. Após séculos sem grandes avanços, isto finalmente começou a mudar com o primeiro poço furado, em 1859, em Oil Creek –Pennysilvania, por Edwin L. Drake, que deu início à história moderna da Indústria do Petróleo.
Apesar de o petróleo já ser conhecido e utilizado em diversos lugares do planeta, foi a partir dessa perfuração que começou um grande período de desenvolvimento tecnológico e um grande boom de petróleo na região e no mundo, primeiro usando-se o petróleo para iluminação e aquecimento e, posteriormente,desenvolvendo-se novas aplicações para o produto. Após este descobrimento, outros centros também aproveitaram seus recursos, dando início a uma nova indústria, a Indústria do Petróleo.
Com o desenvolvimento da indústria automotiva, novas necessidades surgiram. Os primeiros carros utilizavam subprodutos lubrificantes, resultado de um refino primário, obtidos do petróleo cru refinado para fabricar ocombustível, para lubrificar as partes metálicas deslizantes e rotativas dos primeiros motores de combustão interna. Inicialmente cada projetista tinha sua própria especificação, tanto para o combustível quanto para o lubrificante; porém, à medida que aumentou o número de automóveis, ficou evidente a necessidade de padronizar alguns componentes, nascendo assim a Indústria de Autopeças e osFabricantes de Combustíveis e Lubrificantes, em particular, que logo tiveram uma demanda global dos seus produtos. No início da década de 1930, as montadoras identificaram a necessidade de determinar padrões de desempenho de lubrificantes e combustíveis, de forma a poder comercializar seus veículos em qualquer lugar do mundo, sem grandes modificações ou ajustes.
Partindo daqueles primeiroslubrificantes à base de petróleo, um longo caminho foi percorrido até os dias de hoje, em que processos altamente sofisticados melhoraram os atributos dos lubrificantes para satisfazer as severas exigências ambientais dos dias de hoje.
O futuro com certeza pode afirmar que depara com lubrificantes com maior grau de pureza, baixa volatilidade e uma maior vida úteis.
Neste cenário, e frente aos novosrequisitos ambientais, é provável que a tecnologia GTL ocupe uma posição de grande importância na fabricação de óleos básicos, nos próximos anos, fornecendo produtos de altíssima pureza, excelente desempenho e de reduzido impacto ambiental. Entretanto a disponibilidade de gás natural é que vai determinar o futuro dessa tecnologia.
Assim a qualidade dos óleos básicos continuará a evoluir para satisfazercada dia mais as necessidades do exigente consumidor do século XXI.

1.2- O QUE É LUBRIFICANTE
São derivados de petróleo que constituem a matéria-prima principal utilizada para a fabricação de óleos lubrificantes acabados, utilizados em veículos e máquinas industriais com o objetivo principal de evitar a danificação da parte mecânica destes equipamentos ocasionada por atritos, corrosões emudanças bruscas nas temperaturas internas e externas, além de desgastes causados por elementos naturais como o oxigênio.
Os métodos de refino de petróleo não permitem a obtenção direta de todos os tipos de óleos lubrificantes que o mercado necessita, mas apenas poucas funções básicas. Estes, misturados entre si em diversas proporções e outras substâncias chamadas aditivas fornecem uma grandevariedade de produtos para atender diversas aplicações. Com a evolução dos lubrificantes, estes passaram a acumular novas funções como proteção contra erosão, auxílio às vedações, transferência de calor, retirada de produtos indesejáveis do sistema, etc...
1.3- Função do lubrificante
Sua função é a formação de uma película que impede o contato direto entre duas superfícies que se movem relativamente...
tracking img