Luanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As Grandes Divisões Da Historia Da Terra

A idade da Terra?
Embora a geologia não tenha nada a ver com Charles Darwin, alguns teístas tentam usar de uma lógica canhestra para ligar isso com aquilo. É de uma ignorância e ingenuidade vergonhosa querer desmontar a teoria da evolução a partir da geologia. Primeiro porque, como ciência, a geologia não se dobra ao argumento dos fanáticos de que aTerra possui apenas alguns poucos milhares de anos, conforme a bíblia. Em segundo, a geologia não compartilha da visão mitológica da bíblia. Segundo a geologia, a Terra possui algo em torno de 4,5 bilhões de anos.

Mas como isso? Como sabem ou medem a idade da Terra? Como que calculam a idade da Terra?
A geocronologia é a ciência que estuda métodos de determinar o tempo geológico, registrado nasrochas. Segundo o Instituto de Geociências da USP (IGC), um dos métodos mais precisos é o método absoluto, que se utiliza dos princípios físicos da radioatividade e fornece a idade da rocha com precisão. Esse método está baseado nos princípios da desintegração (ou decaimento) radioativa. Desta maneira, o uso desse método, só foi possível depois da descoberta da radioatividade (1896), no final doséculo XIX. Dentre os elementos químicos existentes, há alguns que possuem o núcleo do átomo instável e são conhecidos como nuclídeos radioativos. Estes elementos, através da emissão espontânea de radiação, se transformam em elementos estáveis (nuclídeos radiogênicos). Dessa maneira o elemento-pai (radioativo) se desintegra emitindo radiação e se transforma no elemento-filho (radiogênico), como o87Rb quando se transforma em 87Sr.
Há dois pontos importantes que permitem o cálculo da idade absoluta de uma rocha ou mineral:
1) as rochas são formadas por minerais, os quais são constituídos por elementos químicos e alguns desses, por sua vez, são nuclídeos radioativos;
2) o conceito de decaimento radioativo envolve uma constante chamada meia-vida, que é o tempo decorrido para que metadeda massa do elemento-pai se transforme no elemento-filho. Essa constante é conhecida e diferente para cada nuclídeo radioativo existente.
A Terra está em constante mudança. Sua crosta está continuamente sendo criada, modificada e destruída. Como resultado, rochas que registram a história embrionária do planeta não foram encontradas e provavelmente não existem mais. Portanto, a idade real da Terranão pode ser obtida diretamente de material terrestre.

Então como saber que a Terra tem essa idade?
Os cientistas presumem que todos os corpos do Sistema Solar se formaram na mesma época, inclusive os meteoritos (provenientes do cinturão de asteróides). Sendo assim, como os meteoritos são corpos extraterrestres que caem na superfície da Terra, eles podem ser datados e sua idade é a mesma daformação do planeta, ou seja, 4,56 bilhões de anos. Esta idade foi determinada, pela primeira vez, por Claire Patterson em 1956, usando os isótopos de chumbo (Pb). A meia-vida do chumbo é, justamente, 4,5 bilhões de anos. Claro, na Terra também há elementos que comprovam sua idade longeva. O registro mais antigo do planeta, determinado em zircões (cristais de silicato de zircônio) contidos emrochas na Austrália, tem 4,4 bilhões (Austrália).

Eras ou etapas da Terra
As Eras Geológicas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta.

Desde a origem da terra, idade estimada em cerca de 4,6 bilhões de anos, a mesma do sistema solar, calculada a partir do estudo de meteoritos, passaram-se quatro Eras. Da mais antiga a mais recente são: Pré-cambriana, Paleozóica,Mesozóica e a Cenozóica.

As eras, por sua vez, podem ser subdivididas em etapas menores denominadas períodos, e esses, em épocas.

Dessa forma, as Eras se subdividem em:

Pré-cambriana → com apenas um período: Pré-cambriano;
Paleozóica → com 6 períodos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano;
Mesozóica → com 3 períodos: Triássico, Jurássico e o...
tracking img