Ilha de luanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mapa de Luanda
CAPITAL: LUANDA
Área: 2257km2;
População: 3.000.000 hab.
Clima: tropical seco;
Produtos principais: agrícolas - mandioca. hortícolas, banana, palmeira de dendém; minerais - petróleo. fosfatos, calcário, asfalto; outros - pesca;
Distâncias em km a partir de Luanda: Cabinda 480 - Benguela 692 - Ondjiva 1.424;
Indicativo telefónico: 02 - telemóvel 09.
As atenções estãovoltadas para os programas de melhoramentos da oferta de serviços sociais básicos, ordenamento urbano, uso de solos e ambientes, saneamento básico, apoio a actividade produtiva, reforço institucional.
LUANDA


Luanda
Dotado com carta donatária de el-Rei D. Sebastião, Paulo Dias de Novais comandando uma armada de 7 barcos com 100 famílias de colonos e 400 soldados, a partir à ilha deLuanda a 20 de Fevereiro de 1575.
Luanda era o nome da Ilha, significando terra rasa, sem montes, de formação arenosa, instável ao sabor das marés do oceano e caudal do rio Kwansa. Haviam algumas aldeias, as " Libatas" e o Governador, súbdito do Rei do Congo, administrava justiça e fazia recolher os " Zimbros" (conchas piramidais) que eram a principal moeda do reino do Congo.
No ano seguinte, Novais,muda-se para o continente mesmo em frente da ilha, assentando as bases da povoação de S. Paulo.
O que atraiu Novais, quando desembarcou na região foi o domínio das lendárias minas de prata de Cambambe. Ali havia um porto bem abrigado, de localização conveniente, muito perto do corredor ( rio Kwanza) que o levará
Às minas.
Passado o sonho da prata, o local tornar-se-ia o ponto de partida dasGuerras de Kuátal! Kuáta! ( captura de escravos) e ponto de guarda e carregamento dos navios negreiros para o Brasil.
A Sé Episcopal seria erigida em 1583, seguida 10 anos depois pela igreja dos Jesuítas e mais tarde pelo convento de S. José ( em 1604).Em 1605, o Governo, Manuel Cerveira Pereira, confere foros de cidade à povoação de S. Paulo. Luanda foi a primeira cidade de base européia,fundada na costa ocidental da África subsahariana.


Luanda
Entre 1641 e 48 a cidade esteve ocupada pelos holandeses. A libertação dar-se-ia sob o comando de Salvador Correa de Sá, a 15 de Agosto de 1648, dia de N.Sra. da Assunção, passando a cidade a designar-se por S.Paulo da Assunção.
Correa de Sá modificou por primitivo nome - S. Paulo de Loanda, pela semelhança inoportuna com o nomeHolanda. A 6 de Agosto de 1650, o Senado da Câmara conferiu uma importante área territorial a Salvador Correa de Sá, prémio da sua façanha militar. Começo então a delinear-se a parte baixa da cidade. A actual Sé seria construída nessa zona já no ano seguinte.
O século XVII é chamado por alguns historiadores " o Ciclo do Brasil'' dado a relação directa e prioritária Luanda-Baía. O abastecimento deescravos aos fazendeiros brasileiros era a causa principal dessa relação.
Mau clima, péssima estrutura da cidade, má qualidade de uma população composta maioritariamente por degredados criminosos, davam um panorama pouco atraente para a fixação de famílias européias. A dispariedade de sexos era gritante, provocando o início da sociedade mais miscigenada de toda a África, cruzamento de raças, usos ecostumes que conferiam à população da cidade um grande carisma, mantido e acrescido através dos tempos. É uma sociedade de forte carácter que impõe o seu modelo ao estrangeiro. Até finais do século XVII, Luanda era um pequeno burgo constituído pela parte alta - a " Cidade Alta" onde se baseava o Poder, o clero e a Burguesia. Paralelamente, desenvolvia-se a zona baixa com ponto de partida noactual bairro dos Coqueiros,onde vivia uma população de degredados e comerciantes virados essencialmente para o tráficos de escravos.
O número de escravos eram um dos maiores sinais de poder e opulência; enquanto que um português pequeno- burguês tinha em média cinquenta escravos, os grandes senhores detinham muitas vezes alguns milhares.
Seria durante o governo de Souza Coutinho, empossado pelo...
tracking img