Lord byron

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LORD BYRON E O BYRONISMO
Quem foi Lord Byron?
Filho do Capitão John Byron e de Catherine Gordon Byron, conhecida pela sua ferocidade e violência, George Gordon Noel Byron nasceu em 22 de janeiro de1788, em Londres e não conheceu seu pai, pois ele se suicidou um tempo depois da esposa engravidar. Sua mãe o levou para a Escócia, onde descobriram uma deformidade em seu pé, que logo ficouevidente.
O pequeno George vivia mergulhado em leituras, dando atenção especial à história de Roma, mas sua infância não se resumia a isso. Aos sete anos, Byron se apaixonou por sua prima Mary Duff e aosnove foi induzido por sua babá a fazer sexo. Com dez anos herdou o título nobiliárquico de um tio-avô, tornando-se o sexto Lord Byron e saiu de casa para estudar em Harrow, onde conheceu Lord Ruthyn,com quem iniciou sua vida bissexual. Também se apaixonou por uma vizinha chamada de Mary Ann Chaworth.
Toda essa vida conturbada refletiu no seu primeiro livro de poesia, lançado em 1807: Horas deÓcio (hours of idleness), mal recebido pela crítica da época. Em 1809, Byron responde as críticas com o poema satírico Bardos Ingleses e Críticos Escoceses (English Bards and Scotch Reviewers) e em 1811publica os dois primeiros cantos de Peregrinação de Childe Harold (Childe Harold’s Pilgrimage), longo poema em que narra as andanças e amores de um herói desencantado. A obra alcançou sucesso imediatoe sua fama se consolidou em outras obras, principalmente O Corsário (The Corsair), Lara e O Cerco de Corinto (The Siege of Corinth).
Em 1815 casa-se com Anne Milbanke e cerca de um ano depois sedivorcia, acusado de incesto com sua meia-irmã Augusta Leigh. Nesse período, Byron escreve o canto III de Peregrinação de Childe Harold e o poema dramático Manfred, considerado enigmático e demoníaco.Três anos depois, publica o canto IV de sua principal obra, onde ridiculariza a alta sociedade de Veneza e em 1819 começou o poema herói-cômico Don Juan, uma sátira brilhante e atrevida que mostra um...
tracking img