Bulyng: o papel do assistente social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO serviço social

JAQUELINE DA SILVA


PLANO DE AÇÃO

Palmeira do Índios – AL
2012

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO serviço social

JAQUELINE DA SILVA

PROJETO DE AÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de SERVIÇO SOCIAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório IOrientador: Profª Adarly Rosana Moreira Goes

Palmeira dos Índios – AL
2012
1. APRESENTAÇÃO
“Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. (Cap. II, art. 6º - Emenda Constitucional nº 26, de 14/02/2000.
Este momento do estágiosupervisionado em Serviço Social se propõe a elaboração do Projeto de Intervenção, onde será executado na Diretoria Municipal de Habitação, com o público alvo do Projeto de Reforma e Reconstrução de 45 Unidades Habitacionais. Este projeto faz parte do Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários. Os imóveis a serem beneficiados com este programa, localizam – se emdiversas ruas do município de Paulo Jacinto: Ruas São Francisco, Bráulio Cavalcante, São João e Dr. Manoel Vasconcelos. Neste projeto serão contempladas 25 casas com reforma e 20 com reconstrução.

2. JUSTIFICATIVA

O Projeto de Reforma e Reconstrução de 45 unidades visa atender famílias consideradas de baixa renda, que necessita de serviços básicos para sua promoção social e humana,especificamente da reforma e reconstrução de suas casas, enquanto direito básico e fundamental para a qualidade de vida.
Neste projeto há um trabalho da engenharia e do social. O do social é denominado Projeto Técnico de Trabalho Social/PTTS, geralmente elaborado por assistentes sociais, sociólogos, psicólogos, de acordo com a Política Nacional de Habitação, 2004.
De acordo com a InstruçãoNormativa (anexo II) nº 08 de 26 de março de 2009, o Trabalho Social na urbanização de assentamentos precários ou de favelas é um conjunto de ações que visam promover a autonomia, o protagonismo social e o desenvolvimento da população beneficiária, de forma a favorecer a sustentabilidade do empreendimento, mediante a abordagem dos seguintes temas: mobilização e organização comunitária, educaçãosanitária e ambiental e geração de trabalho e renda.
O projeto de Reforma e Reconstrução foi elaborado e está sendo executado por assistentes sociais e tem a duração de 09 (nove) meses. Dentre as atividades sociais consta a oferta de 02 cursos de geração de trabalho de renda, a qual faz parte de um dos eixos do PTTS, o empreendedorismo.
Assim, este projeto de intervenção se dará na macroação Geraçãode Trabalho e Renda, tendo em vista, que as famílias beneficiárias do Projeto em questão têm uma renda constituída praticamente pelo auxilio financeiro do Programa Bolsa Família. Desta forma, a seguinte proposta de intervenção terá como objetivo primordial, estimular as mulheres para uma nova oportunidade de rendimento familiar, com a utilização de materiais recicláveis.

3.OBJETIVOS

4.1. GERAL
* Viabilizar a iniciação profissional de mulheres beneficiárias do Programa de reforma e reconstrução de 45 Unidades Habitacionais da área urbana do município de Paulo jacinto/AL.

4.2. ESPECÍFICOS

* Identificar as potencialidades do publico alvo através do cadastramento;
* Estimular a geração de renda e o empreendedorismo através da inserção dasatividades profissionais;
* Capacitar as beneficiárias para o reaproveitamento de materiais recicláveis.

4. PÚBLICO - ALVO

* 25 (vinte e cinco) mulheres titulares beneficiarias do Projeto de Reforma e Reconstrução de 45 unidade habitacionais;

5. METAS A ATIGIR
* Atender 100% do público alvo, dentro dos objetivos propostos.

6. Metodologia
A metodologia utilizada...
tracking img