Loira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/
(Acesso em 15/08 - não consegui a referência completa..)

2 Gestão de Conhecimento (Knowledge Management)

A área de gestão do conhecimento é bastante vasta, e vem ganhando bastante força nos últimos anos principalmente devido à velocidade com que a informação trafega na Internet. Atrelado ao conceito de Gestão de Conhecimento, vem o conceitode conhecimento. Mas o que seria o conhecimento? A literatura está cheia de definições, mas uma forma bastante utilizada para conceituar conhecimento é começar definindo o que são dados e o que é informação.
Dados são afirmações sobre a realidade ou sobre outros dados. São representações do mundo – quer seja físico, social, psicológico, organizacional ou qualquer outra forma de realidade [3].Dados se tornam informações quando são organizados de acordo com preferências e colocados em um contexto, que define seu sentido e relevância.

Informações são dados contextualizados e com um sentido determinado, mas ainda não é conhecimento

Informação se transforma em conhecimento quando há uma interação humana capaz de absorvê-la e relacioná-la com outros conhecimentos, fazendo com queseja internalizada, transformando-a em parte de um sistema de crenças próprio [3]. Conhecimento é a máxima utilização de informação e dados acoplados ao potencial das pessoas, suas competências, idéias, intuições, compromissos e motivações [4].


Assim sendo, poderíamos construir um diagrama conforme o da Figura 1, de acordo com o relacionamento entre os conceitos de dados, informação econhecimento.

16 [pic]

Figura 1: Relacionamento entre os conceitos de dados, informação e conhecimento


O conhecimento é freqüentemente dividido em duas categorias [3, 5, 6]:

1. • Conhecimento explícito: é o conhecimento que está registrado em livros, revistas, artigos, documentos de um modo geral. Esse conhecimento é fácil de articular, manipular e transmitir.
2. •Conhecimento tácito: é o conhecimento que existe na cabeça das pessoas, ganho através da experiência que cada uma adquiriu ao longo de sua vida.


O conhecimento tácito é o mais valioso e o mais difícil de se capturar e transmitir. Há até quem afirme que o conhecimento explícito pode ser facilmente confundido com informação pura e simples, e que somente o conhecimento tácito representa o verdadeiroconhecimento [3]. Estudos indicaram que a melhor forma de transmitir conhecimento tácito é através de contato direto entre as pessoas, através de interações e da convivência, através da comunicação oral, cara a cara [5].


O problema com o conhecimento tácito é que, por estar vinculado diretamente a pessoas, é difícil de ser absorvido por uma organização inteira. Não é à toa quefreqüentemente representantes de companhias que lidam com informação falam em seus discursos que seus funcionários são o seu maior ativo – o que eles querem dizer é que a maior riqueza de suas organizações é o conhecimento tácito, traduzido em idéias, julgamentos, talentos individuais e coletivos, relacionamentos, perspectivas e conceitos, conhecimento armazenado na mente das pessoas ou inserido em produtos,serviços e sistemas. Seguindo essa linha de raciocínio, organizações que dependem muito do conhecimento tácito

17

deveriam investir fortemente em maneiras de manter seus funcionários, tentando encontrar formas de minimizar a rotatividade de pessoal e maximizar a interação, facilitando a disseminação de conhecimento e informação. Segundo [6], essa é a forma de manter esse tipo deconhecimento que vem sendo adotada principalmente por organizações orientais, sobretudo as japonesas. Organizações ocidentais, principalmente americanas e européias, têm investido seus esforços em converter conhecimento tácito em explícito – em documentos, processos, bases de dados, etc. Esse esforço é comumente chamado de “transformação do capital humano ao capital estrutural de uma organização”....
tracking img