Logistico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Fundada em 1984, com apenas US$ 1 mil, pelo estudante de medicina Michael Dell. Sua idéia era vender computadores pessoais direto aos clientes, passando por cima dos canis de distribuição tradicionais, que são as lojas. Para isso precisava conseguir máquinas e preços baixos. Entrou em uma loja de informática e comprou a prazo todo o estoque de computadores encalhados, calibroucom discos rígidos maiores e programas mais recentes e começou a vender por telefone, com preço de 20% inferiores aos da concorrência.

Nascia um novo conceito de negócios: vender computadores pessoais diretamente ao consumidor, trabalhando com estoques mínimos, sem o uso dos canais tradicionais de distribuição.

E com isso se tornou a grande empresa de sucesso Dell Computadores,atualmente possui 60 mil colaboradores, com uma loja no Brasil onde atende toda America latina.Sua estratégia de abastecimento é uma inovação no seguimento, sua distribuição direta, oferece customização, maior valor para o consumidor,contato direto com o cliente final e redução de estoque.

Dell no Brasil

A Dell Brasil foi inaugurada em novembro de 1999 na cidade de eldorado dosul, no Rio Grande do Sul. A cadeia de suprimento no Brasil acontece da seguinte forma: o cliente quando decide comprar um computador da Dell ao confirmar a compra aciona toda cadeia de suprimentos, via internet ou call Center. Segundo Fleury(2002) a estratégia da Dell e uma das cadeias que mais avançou no conceito de SCM. Antes sua distribuição era só exclusiva, atualmente é exclusiva e seletiva,pois já esta utilizando o varejo especializado para distribuir algumas linhas básicas para aumentar sua participação no mercado. Especializou-se na venda de notebooks e desktops, através de linha de montagem, onde o consumidor final montava seu computador ao seu gosto, de acordo com seu bolso e com as configurações que melhor lhe atendiam profissionalmente ou pessoalmente.

Os fornecedoresatuam como operadores logísticos. A empresa por não fabricar nenhum componente como alguns dos de seus concorrentes, Com a estratégia de meger in transit, que é o processo onde envolve recebimento de matérias de múltiplos fornecedores, misturando conceitos de cross-docking combinados aos sistemas Just in time.

Ela depende totalmente de seus fornecedores, isso a obriga a desenvolverrelacionamento e parcerias com empresas sérias e eficazes no mercado de fornecimento de peças para seus computadores, onde as mesmas possuam especialidade e qualificação fabril, para com o objetivo de manter o controle do desempenho dos seus fornecedores, formalizados em contratos rígidos com critérios de fidelidade bem definidos e de alto nível.

Os fornecedores são acionados e os componenteschegam ao local de montagem. Utilizando a estratégia de just in time. Depois de montados vai para formatação de softwares e são feitos os testes. O monitor é incluído no meio da distribuição no merger Center, que tem como objetivo economizar tempo e custos de transportes a caminho da entrega. no caso é recebido o monitor que vem da zona franca de Manaus via importação, onde lá é unitizado(Embalado e faturado) junto ao computador e seus demais preriférios; mouse, teclado, cabos de força, cd de instalação de drivers, demais documentações (Manual, NF, etc).

A partir daí a mercadoria é transportada pelo modal rodoviário até São Paulo e Rio de Janeiro, e depois pelo modal aéreo até o cliente final. Os clientes podem acompanhar sua mercadoria via internet durante todo o processo dacadeia de suprimento, desde a emissão da ordem de produção até chegar o computador em sua casa.

Aspectos teóricos correlatos

Foi possível observar dentro do estudo de caso da Dell, alguns conceitos de distribuição que com base bibliográfica podemos definir da seguinte forma:

Distribuição é um dos processos da logística responsável pela administração dos materiais a...
tracking img