Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Nove de Julho
Vergueiro, Noturno
Tecnologia em Logística
Logística Empresarial
Alunos: RA



LOGÍSTICA EMPRESARIAL-ESTUDO DE CASO 3: A EMPRESA BOMFRIO

Questões Propostas
1. A ideia de encurtar o canal 4 (Figura 4.7),eliminando futuramente o distribuidor regional, não é normalmente fácil de executar. Discuta as desvantagens e vantagens de adotar desde o início a mesma estrutura de distribuição do canal 3, para todas as regiões do país. Admitindo que o esquema da Figura 4.7 seja adotado, quais as dificuldades, custos e investimentos que você vislumbraria para proceder ao encurtamento do canal, digamos, daqui acinco anos?

•Vantagens
Redução de custos da cadeia de distribuição com a eliminação de um nível
Maior controle do Nível de serviço
Maior proximidade do consumidor final
Credibilidade da marca

•Desvantagens
Redução de competitividade, pois poderá negociar com poucos e grandes varejistas com maior poder de barganha
Eliminação de pequenos varejistas
Responsabilidade total do risco dadistribuição física
Maior investimento em capital humano
Atuará em atividade fora de seu core competente
Investimento em software de gestão de distribuição física
Custos proibitivos para o atendimento de pequenos clientes dispersos em regiões distantes e de difícil acesso.
Imagem no mercado por descredenciar um distribuidor quando o mesmo estava no período de retorno de capital investido;
se oencurtamento realmente traria alguma redução de custo ou o custo está em outras áreas, tais como custo de frete, produção, etc.

Para que a Bom Frio encurte o canal de distribuição daqui a cinco anos, ela deverá rever o papel de seus distribuidores e ou eliminá-los da cadeia de distribuição devendo levar em consideração alguns problemas e restrições: a) Custos proibitivos para o atendimento depequenos clientes dispersos em regiões distantes e de difícil acesso, sem o intermédio de distribuidores e; b) Necessitará de investimentos de infraestrutura de distribuição para manter o nível de serviço e ampliar o mercado consumidor através da tecnologia da informação.

2. Por que separar os clientes pequenas empresas dos clientes pessoas físicas? Os primeiros não poderiam adquirir o produtodiretamente das lojas? Quais as vantagens e desvantagens de efetuar essa separação?
Será necessário para que a Bom Frio possa garantir a rápida disponibilidade do produto ao mercado prioritário, uma vez que:

Pequenas empresas: Compram em maior volume, priorizam qualidade, exigem melhor negociação e maior quantidade de especificações técnicas sobre os produtos.

Pessoas físicas: sãoorientados pelo menor preço e praticidade, e é no varejo aonde eles encontram isso. Compram geralmente uma unidade.

Desta forma, poderá intensificar ao máximo o potencial de vendas do condicionador de ar e promover a cooperação transparente e sustentável entre os agentes da cadeia de suprimentos numa política ganho-ganha, garantindo assim a manutenção de níveis de serviços requisitados pelos clientes,buscando reduzir de forma integrada e permanente os custos ao longo da cadeia de suprimentos e também garantir um fluxo de informações de forma rápida e precisa entre os agentes da cadeia de suprimentos.

•Vantagens: Fidelização da empresa
Prestação de atendimento especializado para cada grupo de cliente.

•Desvantagens:
Custo da manutenção de equipe dedicada para esse tipo de clienteCusto de distribuição direta para o mesmo
•Vantagem: O atendimento de forma exclusiva via Dealers visa a efetivação da venda e principalmente a fidelização do cliente.

•Desvantagem: Se houver separação, adquirindo o produto no varejo, o cliente pode ficar sem orientação correta quanto à instalação e atendimento pós-venda qualificado.

3. Um conflito mercadológico entre os dealers e os...
tracking img