Resenha sobre o artigo “plano de marketing: o caso prático de uma escola de idiomas de pequeno porte no sul de minas gerais”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha sobre o artigo “Plano de Marketing: o caso prático de uma escola de idiomas de pequeno porte no sul de Minas Gerais”

Oliveira, D. R., Silva, A. T. B., Pereira, N. C., Bernardo, D. C. R., “Plano de Marketing: o caso prático de uma escola de idiomas de pequeno porte no sul de Minas Gerais”. IX SEMEAD, Administração no contexto internacional, Seminários em administração FEA-USP, 10 e11 deagosto de 2006.

A elaboração de planos de negócios, seja novos negócios, ou atividades já em andamento em seus processos de reavaliação periódica, para potencializarem suas perspectivas de sucesso, devem necessariamente reforçar seu comprometimento com os mercados que pretendem atingir, de forma assertiva e competitiva. A dinâmica das variáveis controláveis e incontroláveis que afetamas relações de troca entre as empresas com e sem fins lucrativos e seus respectivos mercados, sugere pela velocidade e constância de suas transformações, um monitoramento contínuo das ameaças e oportunidades daí resultantes.
Dentro do cenário descrito anteriormente, pode-se perceber que, um plano de marketing torna-se extremamente necessário para o bom desempenho de qualquer empresa. Omarketing atual dispõe de várias ferramentas que corroboram com a potencialização e sucesso das empresas no mercado fortemente competitivo, sendo o Planejamento uma chave fundamental na cadeia de marketing.
O artigo destaca na sua introdução a importância das pequenas e micro empresas e os desafios diversos que elas enfrentam em suas trajetórias. De acordo com os autores, “as PME’s geralmentetrabalham de forma bastante desestruturada e amadora, devido ao pouco conhecimento técnico e quase nenhuma base de gestão dos seus proprietários. Nesse contexto, a sobrevivência das organizações depende cada vez mais da adoção de práticas de gestão profissionalizadas. Assim, o planejamento de marketing deve ser capaz de traduzir desejos e necessidades dos clientes em especificações de produtos eserviços oferecidos pela empresa”.
O objetivo estabelecido pelos autores “é identificar a situação de marketing de uma escola de idiomas do sul de Minas Gerais e propor um plano de marketing, visando o aprimoramento dos processos técnicos da organização estudada”.
Na revisão bibliográfica foram utilizados os principais autores que apresentam modelos para o processo de planejamento demarketing, tais como: Kotler, Westwood, Cobra, Las Cassas e etc. Tais autores podem ter suas idéias sintetizadas em quatro etapas, de acordo com os autores do artigo em questão. As etapas são: i) análise das oportunidades de mercado; ii) desenvolvimento de estratégias de marketing; iii) planejamento de programas de marketing; iv) administração dos esforços de marketing.
Logo em seguida, oplano de marketing é descrito como “um dos produtos mais importantes do processo de marketing, apresentando os principais enfoques relacionados ao mercado pretendido pela empresa e as estratégias de marketing que devem ser adotadas no sentido de aperfeiçoar o desempenho organizacional”. Os elementos principais de um plano são analisados e em destaque foi colocado o que se tem em comum entre váriosautores, tais como: a situação atual de marketing, a análise de oportunidades, os objetivos, a estratégia de marketing, os programas de ação, a demonstração de resultado projetado e os controles.
A metodologia utilizada foi quanto a fins e quanto aos meios. A primeira foi “aplicada uma vez que foi motivada pela necessidade de apresentar aspectos conceituais que pudessem auxiliar as empresasa realizar seu planejamento de marketing de forma estruturada (...)”. A segunda foi bibliográfica e de campo. Sendo que, os dados foram coletados por meio do método pesquisa-ação na empresa estudada, em ação conjunta entre os pesquisadores e os proprietários, no período de setembro a dezembro de 2005.
Através dos dados da pesquisa os autores verificaram que os aspectos considerados na...
tracking img