Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de informação logística
Sistema de informação logística é uma ferramenta que interliga as atividades logísticas num processo integrado. Este processo integrado é constituído por quatro níveis de funcionalidade: transações, controle de gestão, analise de decisão e planeJamento estratégico (Bowersox et al., 1996, p. 194).
Papel da Informação na Logistica
O fluxo de informações é umelemento de grande importância nas operações logísticas. Pedidos de clientes e de ressuprimento, necessidades de estoque, movimentações nos armazéns, documentação de transporte e faturas são algumas das formas mais comuns de informações logísticas. Antigamente, o fluxo de informações baseava-se principalmente em papel, resultando em uma transferência de informações lenta, pouco confiável e propensa aerros. O custo decrescente da tecnologia, associado a sua maior facilidade de uso, permitem aos executivos poder contar com meios para coletar, armazenar, transferir e processar dados com maior eficiência, eficácia e rapidez. A transferência e o gerenciamento eletrônico de informações proporcionam uma oportunidade de reduzir os custos logísticos através da sua melhor coordenação. Além disso,permite o aperfeiçoamento do serviço baseando-se principalmente na melhoria da oferta de informações aos clientes.
Desde a sua criação, a logística foca-se na eficiência do fluxo de bens ao longo dos canais de distribuição. O fluxo de informação era, muitas vezes, menosprezado, porque nem sempre foi visto como de vital importância para o cliente. Para além disso, a velocidade das trocas de informaçãoera limitada à velocidade de circulação do papel. A informação exata é vista como sendo de importância crítica para o projecto de sistemas logísticos por três razões .
Os clientes têm necessidade de observar informações sobre o estado da encomenda, disponibilidade do produto, tempo de entrega e faturação, sendo como tal, estes elementos necessários de um conglomerado total do serviço prestado;Com o objectivo de se reduzir os stocks ao longo da cadeia de abastecimento, os gestores perceberam que a informação pode ser eficiente na redução dos mesmos e das necessidades de mão-de-obra.
A informação aumenta a flexibilidade em relação a como, quando e onde devem os recursos ser aplicados para ganhar vantagem estratégica.
Um exemplo de posicionamento estratégico baseado em tecnologia deinformação é o caso de empresas de entrega expressa. A Fedex foi a primeira a oferecer serviço de entrega para o dia seguinte em 1973 nos Estados Unidos. No final dos anos 80,com elevados investimentos em TI, ela passou a ter o controle de todo o ciclo do pedido do cliente. Com isso podia manter total rastreabilidade do pedido. Atualmente seu sistema processa 63 milhões de transações por dia, o queequivale a 3 milhões de pacotes entregues. A UPS, maior empresa americana deste segmento, investiu US$ 1.5 bilhão entre os anos de 1986 e 1991 para atingir o mesmo patamar de sua concorrente com relação aos serviços prestados.
.Logística e cadeia de suprimentos
Enquanto o gerenciamento da cadeia de suprimento como conceito é recente, suas bases encontram-se em teorias antigas e estabelecidas(COOPER et al., 1997). Sua origem aparece intimamente ligada ao renascimento da logística na década de 1950, quando surge uma abordagem nova orientada a sua administração integrada. Curiosamente os mesmos fatos que a gestão da cadeia de suprimentos apresenta-se no atual ambiente de negócios, como uma ferramenta que permite ligar o mercado, a rede de distribuição, o processo de produção e a atividade decompra de tal modo que os consumidores tenham um alto nível de serviço ao menor custo total, simplificando assim o complexo processo de negócios e ganhando eficiência.
É evidente a falta de clareza na relação logística – gerenciamento da cadeia de suprimento.
Baseando-se numa analise das posições de acadêmicos e práticos identificaram quatro perspectivas a seu respeito: re-rotulista,...
tracking img