Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de CO.  
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações
Introdução
Negociar é uma das habilidades mais importantes para o sucesso pessoal e profissional de
qualquer pessoa..
É tambem uma das formas de exercer a arte das escolhas e suas implementações. Para viver bem épreciso negociar bem. O tempo todo você está negociando alguma coisa. Faz parte do nosso dia-a-dia, seja na vida profissional, seja na vida particular. Você negocia com amigos, com a esposa, pai e filhos. São negociações com chefes, subordinados, colegas de trabalho, clientes e fornecedores.
 
A habilidade de negociar deve estar presente na compra e venda de produtos e serviços, pacto social,dívida externa, entretenimento e lazer, transferência de tecnologia, associações e separações. O fato de estarmos continuamente negociando e, portanto, de sermos todos negociadores, faz com que todos nós tenhamos muita prática em negociar

Segundo Berlew, “negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostasexplícitas com o objetivo de alcançar um acordo." (Berlew, citado por Carvalhal, 2011
Ela pode ser praticada tanto para resolver questões pessoais, como para questões profissionais, em ambientes políticos, comerciais, diplomáticos, institucionais, gerenciais, jurídicos, trabalhistas, de libertação de reféns, entre outros .
. As decisões que são derivadas das negociações são diretamente ligadas ao bemestar das pessoas.
A esfera das negociações sempre necessariamente estão em mudança. Pressupostos de hoje podem não mais ser válidos amanhã.
Um bom negociador deve ser tambem um bom ouvintel, planejador, paciente, ético, empatico, saber se comunicar, pois a comunicaçao e o fio condutor de todas as atividades e relacionamentos humanos.

Elementos fundamentais para a negociaçao:
Legitimidade Éo pressuposto básico e realista de possibilidade, alcance e realização do objetivo Metas exageradas ou acanhadas são um dos complicadores da legitimidade. É preciso ser realista, estudar o ambiente intra e extra da negociação ajustando-as ao factível, ao possível de ser alcançado dentro de ações buscando um alcance realista dos resultados.
INFORMAÇÃO

O moderno negociador, seja de que áreafor, é um profissional que administra o máximo de informação possível,. Melhor negocia quem melhor gerencia a informação obtida e disponibilizada sobre o motivo do encontro. Não deve-se dar seqüência a um processo negocial sem que toda a informação esteja sob seu efetivo controle.
TEMPO

Quem administra convenientemente o elemento tempo praticamente está no comando do evento. Estabelecer umaagenda de negociação com o “oponente” é o primeiro passo e poderá facilitar muito ao controle temporal. Esta agenda deverá especificar não somente os itens a serem discutidos como também o responsável por cada um deles e a duração prevista de cada discussão. Por outro lado não se deve ir para uma negociação sem que tenha tido tempo para criteriosa preparação e planejamento. Negociações derivadas deurgências ou imprevistos são, na verdade, uma restrição ao tempo e comprometem os resultados.

PODER

Quando se negocia, por exemplo, em nome da Corporação X o outro lado o verá não como “fulano”, mas, sobretudo como a Corporação X. Isto demanda a necessidade de estabelecer-se nitidamente a amplitude do poder para conduzir o processo e decidir no que for necessário até a obtenção do melhoracordo. Portanto verifique e estabeleça seu poder antes da negociação e pré-negocie internamente os seus limites fixando claramente sua amplitude. Pode ser que a partir de determinadas situações a palavra final seja de um gerente, coordenador ou diretor. Se isto for o caso esta pessoa estará como co-participe do processo em “stdand-by” (sobreaviso) para ser acionada, se necessário.

Estes...
tracking img