Logistica

Páginas: 4 (833 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
1 -Introdução

Pretendemos introduzir o conceito de afretamento e fretamento de navios, cuja contratação de navios para transporte de carga tem diversas peculiaridades inerentes a esse mercado.Será abordado um breve histórico. De vantagens e desvantagens, tipos de contratos, procedimentos básicos.
O transporte marítimo é a atividade que se limita à movimentação de cargas entre diferentesportos e regiões do mundo, utilizando navios de diferentes tipos e dimensões, transporte marítimo e apenas e cada vez mais, utilizado como um dos elos de ligação das cadeias multimodais de transporte portaaporta, sendo fundamentalmente, um serviço que permite integrar com as outras modalidades, otimizar o transporte global e o funcionamento de complexas cadeias logísticas.
Efetivamente a necessidadede transportar por via marítima deriva do comércio de mercadorias entre diferentes países, devido a essas necessidades, as empresas organizam de modo com os diferentes fatores: tipos de cargas,volumes de cargas a transportar, forma de distribuição por parcelas a transportar, local de recebimento e entrega, tempo utilizado no transito entre dois pontos.


1.1- O que é afretamento?
Oafretamento é o ato de alugar, arrendar, tomar para si um navio para operá-lo ou embarcá-lo, podendo ser realizado por um armador ou embarcador que necessita de um navio.

1.2 - Conceito do Afretamento
É acontratação de navio realizada diretamente com um armador, normalmente para transporte de carga exclusiva, que não encontra em navios de linha regular o espaço suficiente, ou frete desejado, portos deembarque ou desembarque pretendidos etc.; isto é, torna-se necessário buscar no mercado as condições não oferecidas para determinada carga em navios de carreira, aqueles anunciados, e para pequenas,médias e grandes cargas, mas não totais.
1.3 - Características
Os navios são negociados por intermédios de contratos de afretamento, na qual o fretador disponibiliza sua embarcação para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!