Depressao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEPRESSÃO PÓS-PARTO – SOB UM OLHAR DE ENFERMAGEM

AGRADECIMENTOS
A Deus, que me deu força e coragem, não deixando desistir, apesar de tantos obstáculos encontrados ao longo desta caminhada.
A meus pais, pelo amor, dedicação e contribuição pela minha formação pessoal.
Ao meu esposo, por toda a ajuda e incentivo durante este tempo na universidade.
À minha orientadora Rosa pelo carinho,compreensão e orientação, transmitindo seus conhecimentos e experiências.
A todas as pessoas que direto ou indiretamente me acompanharam durante todo este tempo, meu agradecimento especial.

RESUMO
Depressão pós-parto é um tema atual, complexo e controverso. A depressão pós-parto afeta não só as mães que apresentam o problema, mas toda a família. A prevalência da depressão pós-parto estáentre 12 e 15 porcento. Geralmente obstetras sentem-se inseguros para diagnosticar e tratar a depressão pós-parto. Eles podem ter muita dificuldade para fazer o diagnóstico, pois há ampla variação na apresentação clínica, considerando tanto a variedade quanto a gravidade dos sintomas. O profissional de saúde deve estar atento a aspectos como agendamento oportuno de consulta após-parto, valorizaçãodas queixas somáticas de difícil diagnóstico, prestar atenção as preocupações dos parentes mais próximos sobre o bem estar e atitudes da mãe, além de incluir a investigação das disfunções tireoidianas no puerpério. Fatores de risco como historia pessoal e familiar de depressão, falta de suporte social, conflitos conjugais, ansiedade e depressão na gravidez são muito importantes. Os possíveis papéisdo profissional de saúde na depressão pós-parto são desenvolvimento de uma nova atitude a ser iniciada já no pré –natal, que inclua discussão de aspectos psico-sociais (sexualidade, matrimônio, vida sexual e profissional). Utilização de instrumentos para rastreamento, conhecimentos dn opções terapêuticas, oferecer suporte durante o trabalho de parto, individualizar o atendimento, proporcionandocuidado próximo e atencioso ou, encaminhamento, quando indicado.
Palavras chaves: Depressão pós-parto. Gravidez. Fatores. Assistência de enfermagem.

1. OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Compreender a Depressão pós-parto no olhar da enfermagem, enfocando a assistência à mulher.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Sumariar a epidemiologia, a etiologia e os fatores de riscos pelo profissional de saúde nadepressão pós-parto;
Pontuar os sintomas da depressão pós-parto;
Articular o diagnóstico e tratamento na depressão pós-parto na percepção do enfermeiro;
Verbalizar a prevenção da depressão pós-parto na assistência a saúde da mulher;
Designar a importância do conhecimento do profissional de saúde acerca da depressão pós-parto.

2. INTRODUÇÃO
O nascimento de um filho é um momento mágico, quemuda a vida de qualquer mulher. Ao mesmo tempo em que é excitante e cheio de expectativas, também pode ser um pouco estressante. Como ocorrem muitas mudanças físicas e emocionais durante a gestação e depois do parto, é comum que as mulheres se sintam tristes, amedrontadas, ansiosas e confusas.
A gestação e o puerpério são períodos da vida da mulher que precisam ser avaliados com atenção, nosentido de fornecer informações, a respeito deste estado emocional (depressão pós-parto) que atinge grande parte das mulheres, mesmo sendo este um fenômeno comum no pós-parto, tais informações tornam-se necessárias para que a puérpera possa evitar que uma reação normal se transforme e atinja níveis patológicos, visto que os primeiros dias após o parto são carregados de emoções intensas e variadas. Euma alternativa seria conseguir o maior número de informações adequadas, de como amenizar os efeitos da depressão pós-parto.
Portanto, o presente artigo tem como objetivo a revisão de literatura apresentando os aspectos epidemiológicos, etiologia e fatores de risco, sintomas, diagnóstico, tratamento, prevenção a família e o profissional de saúde, relacionado a depressão pós-parto, a fim de...
tracking img