Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aeroporto Internacional de Hong Kong

Hong Kong é uma das cidades mais ricas do mundo. É um grande centro do comércio mundial e possui uma grande população, desta forma, a cidade superou a capacidade de seu aeroporto. Uma invasão de jatos comerciais colocava em perigo a vida dos habitantes (para que pudessem alcançar a pista de pouso era necessário voar  muito baixo, entre os edifíciosou  bem próximo acima deles) e a ineficiência ameaçava sufocar a artéria vital da cidade: o próprio comércio. Hong Kong precisava desesperadamente de um novo aeroporto internacional. Mas não havia terreno para isso, a solução deste problema deu início a um dos mais complicados projetos de Engenharia Civil da história.

Os construtores estimavam que o projeto levaria décadas mas eles tinhamapenas 7 anos, devido a fatores políticos. O primeiro passo foi determinar o local para a construção e quando foi calculado que não havia lugar para tal, a proposta foi construir o aeroporto no mar. A proposta foi um choque, pois ela exigiu a construção de uma nova ilha no mar do sul da China. Entretanto, o novo aeroporto foi apenas uma parte do projeto, pois para agilizar o trafego de passageiros ede carga no aeroporto, juntamente com a facilidade de acesso para o mesmo, o projeto também previu 35 quilômetros de auto-estradas e túneis, e um novo sistema ferroviário de alta velocidade, além da mais longa ponte dupla suspensa do mundo. 
A construção começou em setembro de 1991. O primeiro desafio foi criar o terreno para o aeroporto, os engenheiros estavam de olho em duas pequenasilhas rochosas a 26 quilômetros de Hong Kong, mas nenhuma delas era grande ou plana o bastante para abrigar o aeroporto. No entanto, as ilhas foram usadas da seguinte maneira: suas montanhas foram implodidas e foi removido 200 milhões de toneladas de entulho para a seguinte etapa, juntando as duas ilhas em uma só, colocando o entulho removido entre a  ilhas, ou seja, além de regularizar o terreno, asmontanhas que antes erguiam-se sobre as ilhas serviu para formar e complementar o terreno entre elas. Foi um dos maiores exercícios de deslocamento de terra da história. Quando terminado, os operários haviam deslocado mais de 500 milhões de toneladas de terra, o suficiente para encher 200 Coliseus.
Em seguida foram construídos túneis em baixo d’água para ligar a ilha de Hong Kong aocontinente. Os túneis foram pré-fabricados em terra, cada um deles pesava 32 mil toneladas, quando uma parte era construída a mesma era selada em ambas as extremidades para que fossem rebocadas até o local. Uma vez na sua localização final, a vedação era aberta, inundando o segmento e o fazendo afundar, mergulhadores guiaram os segmentos para seus lugares, macacos hidráulicos os uniram e vedaram asjuntas. Então, operários fecharam as conexões finais pelo lado de dentro e o túnel foi concluído. Ele fica a mais de 15 metros em baixo d’água e estende-se por dois quilômetros. 














Túnel Submerso.

A próxima etapa foi construir uma ponte acima de 5 quilômetros de canal. Outro túnel ficou fora de questão, pois o canal era muito fundo e o tráfego de navios nasuperfície tornaria a construção inviável. Assim, os engenheiros propuseram duas pontes para cruzar o canal, pois no meio dele havia uma pequena ilha. A maior, com mais de 2,5 quilômetros é a maior ponte suspensa do mundo. Embaixo da via principal da ponte, foi construída uma plataforma para trens e mais duas faixas de rolamento. O projeto fortaleceu a ponte, deixando-a mais pesada e mais eficiente contra aação de ventos, ao mesmo tempo aumentando sua capacidade. O projeto deu-se início pela construção de duas torres nas extremidades, com aproximadamente a uma altura de 60 andares.




Torre de Sustentação














Em seguida foram instalados cabos de suspensão para suportar o peso das plataformas viárias. Os cabos têm 1 metro de diâmetro e pesam 13 mil toneladas,...
tracking img