Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LOGÍSTICA - Souza Cruz investe em índice de avaliação de transportadoras. Na hora e quantia certas, com qualidade.
Mercadoria na hora certa, quantidade pedida e qualidade desejada - tendo em mentetais objetivos, a Souza Cruz, do grupo British American Tobacco, desenvolveu um índice de qualidade em logística, o LogQi.
A intenção é medir e controlar a qualidade do serviço prestado pelastransportadoras. Segundo dados do Ministério dos Transportes, o transporte responde por 60% da composição dos custos logísticos das empresas.
- O objetivo era ter um índice de linguagem universal quepudesse ser entendido e usado por todos os departamentos envolvidos na busca do melhor nível de serviço possível, dada a complexidade da operação - conta o gerente de transportes de materiais da Souza Cruz,Fernando Rocha. A empresa atende 210 mil pontos-de-venda. Somente no primeiro trimestre deste ano foram 18,9 bilhões de cigarros vendidos.
Até o LogQi, a avaliação das transportadoras erasuperficial, dificultando a identificação dos erros e, portanto, a correção das ineficiências. "Tínhamos o cálculo da média aritmética simples em um conjunto de parâmetros pré-estabelecidos", explica Rocha.Para ter estoques menores, mais segurança no deslocamento, redução das avarias e acompanhamento dos custos, era preciso controlar melhor o trabalho.
- Com o LogQi, podemos avaliar com mais acuracidade etemos mais parâmetros para buscar a melhoria constante de processo - diz Rocha. A Souza Cruz mapeia, assim, as causas, conseqüências e a freqüência com que os equívocos acontecem. Passou-se aobservar a hora de apresentação do motorista, da entrega, o cumprimento do plano de rota, os problemas mecânicos, entre outros itens no grupo processo de transporte.
O estado do veículo no embarque edesembarque, condições da carga, tombamentos e colisões dos caminhões foram pontos agrupados na rubrica inspeção. "Verificamos ainda o amassamento das caixas como terceiro grupo", completa Rocha. O...
tracking img