A obesidade infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Obesidade Infantil
Introdução
A obesidade infantil nas crianças e nos adolescentes é um problema cuja dimensão tem vindo a aumentar a um ritmo assustador. A doença surge em crianças cada vez maisnovas, às vezes ainda bebês. Uma criança ou um adolescente com excesso de peso é mais vulnerável a outras doenças graves, como as cardiovasculares, a diabetes tipo II, a hipertensão arterial, a asma,mas também perturbações do sono e do foro psíquico, menor rendimento escolar e dificuldades de relacionamento social.
Causas da obesidade infantil
O sobrepeso e a obesidade infantil têm se tornadouma das grandes preocupações dos pais nas últimas décadas, não como uma questão estética ou de padrão social, mas com um olhar voltado para a saúde, pois podemos observar o aumento significativo decrianças nestas condições.
Podemos cogitar possíveis causas da ocorrência deste fenômeno, de forma expressiva em nossa sociedade. Por ser a boca a primeira forma do ser humano perceber o mundo e deobter prazer, a alimentação torna-se uma forma de gratificação imediata, sendo sofisticada ao longo dos anos
Com a agitação e correria do dia-a-dia, os horários dedicados a uma alimentação saudáveltêm se tornado cada vez mais raros, e o aumento das substituições de refeições por lanches uma constante. Da mesma forma que o elevado número de novos produtos e propagandas destinadas às crianças vêm semultiplicando, não são raros os casos em que os pais compensam a falta de tempo e de disponibilidade para com seus filhos com presentes e guloseimas, ou que deixam de insistir para que comam umafruta e permitem a troca desta por um salgadinho, bolacha recheada ou chocolate.
DE QUEM É A CULPA
A epidemia da obesidade infantil parece muito frágil e com isso passa a ser estudada. Trata-se de umaassociação modesta, apenas justificada pelo sedentarismo
motivado por falta de atividade física. Ao criar “prisioneiros do sofá”, anula parcial ou
completamente a prática de exercício físico e...
tracking img