Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é manufatura
Manufatura é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série. Neste processo pode ser usado somente as mãos (como era feito antes da Revolução Industrial) ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial.
Durante a Revolução Industrial, houve grande avanço no modo de produção. O trabalho que antes erasomente manual, passou a ser feito por máquinas, o que gerou uma maior produção em menor tempo. Além da utilização das máquinas, a manufatura passou a ter como marcante característica a utilização de um modo de trabalho em série, isso quer dizer que era feito etapa por etapa, e especializado, cada trabalhador tinha sua especialização numa área. No século XIX, os homens de negócio passaram a reunirtrabalhadores em grandes galpões, fornecendo a eles a matéria-prima necessária e remunerando seu serviço. Nela, a oficina e as ferramentas pertencem ao capitalista e ocorre uma divisão do trabalho.Para obter um maior volume de produção é aplicada a técnica da divisão do trabalho. Desta maneira são economizados materiais, com aplicação de movimentos específicos, repercutindo assim numa maiorvelocidade de produção.
Indústria manufatureira refere-se ao uso de máquinas, ferramentas e do trabalho para produzir bens para serem usados ou comercializados. O termo pode se referir a uma determinada faixa de atividade humana que vai do artesanato à alta tecnologia, porém costuma ser utilizado com maior frequência para se referir à produção industrial, em que matérias-primas são transformadas, numagrande escala, em produtos acabados. Estes produtos podem então ser utilizados para manufaturar outros produtos, mais complexos, como aeronaves, eletrodomésticos ou automóveis, ou são vendidos a atacadistas, que por sua vez os vendem aos varejistas, que os vendem os usuários finais destes produtos - os "consumidores".
A indústria manufatureira é realizada sob todos os tipos de sistemaseconômicos. Numa economia de mercado livre, a manufatura geralmente tem como meta a produção em massa de produtos para serem vendidos aos consumidores, mediante um lucro. Na economia coletivista, a manufatura é dirigida com mais frequência ao próprio Estado, visando abastecer uma economia planificada central. Nas economias de mercado livre a indústria manufatureira ocorre com algum grau de regulamentaçãogovernamental.
A indústria manufatureira moderna inclui todos os processos intermediários necessários à produção e integração dos componentes de um produto. Algumas indústrias, como as que manufaturam semicondutores e metais, utilizam o termo fabricação.

A manufatura (do latim, manu, mão e factura, feitio) descreve a transformação de matérias primas em produtos terminados para suacomercialização. Também envolve processos de elaboração de produtos semi-faturados. O termo manufatura pode se referir a uma grande variedade de atividades humanas, desde o artesanato até a alta tecnologia, mas é mais comumente aplicada à produção industrial, na qual as matérias primas são transformadas (produção ou montagem de elementos) em bens acabados em grande escala. Isto permite qualificar comomanufatureiras um conjunto de indústrias, dentre as quais podemos destacar a indústria aeronáutica, mecânica, alimentícia, eletrônica, elétrica, química, automobilística, confecção, calçados e moveleira.
A fabricação se produz sob todos os tipos de sistemas econômicos. Em uma economia capitalista, a fabricação é dirigida normalmente à elaboração de uma série de produtos que serão comercializados com aobtenção de lucro. Em uma economia coletivista, a fabricação esta freqüentemente dirigida por uma agência estatal. Nas economias modernas, a fabricação ocorre sob algum grau de regulação governamental.
A fabricação moderna inclui todos os processos intermediários requeridos para a produção e a integração dos componentes de um produto. O setor industrial está estreitamente relacionado com a...
tracking img