Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Origem
História
Evolução
Definições
Atividades envolvidas
Técnicas
Ferramentas nas empresas
Exemplos

ORIGEM
O termo logística vem do grego logos (λόγος), significando"discurso, razão, ráciocinío, racionalidade, linguagem, frase", mais especificamente da palavra grega logistiki (λογιστική), significando contabilidade e organização financeira. A palavra logística tem a suaorigem no verbo francês loger - alojar ou acolher.

É a Antoine-Henri Jomini, ou Jomini, que se deve, pela primeira vez, o uso da palavra "logística", definindo-a como "a ação que conduz àpreparação e sustentação das campanhas", enquadrando-a como "a ciência dos detalhes dentro dos Estados-Maiores".

Foi inicialmente usado para descrever a ciência da movimentação, suprimento e manutençãode forças militares no terreno. Posteriormente foi usado para descrever a gestão do fluxo de materiais numa organização, desde a matéria-prima até aos produtos acabados.

HISTÓRIA
Desde aantiguidade, os líderes militares já se utilizavam da logística. As guerras eram longas e geralmente distantes e eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas,armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate. Eram necessários o planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota; nem sempre a maiscurta, pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima, transporte, armazenagem e distribuição deequipamentos e suprimentos

Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino, os militares com otítulo de Logistikas eram os responsáveis por garantir recursos e suprimentos para a guerra.

Evolução
Coleta e caça ->Inexistência de atividades logísticas
Cultivo e pecuária ->Necessidade deestocar as sobras
Uso Militar -> Idade Média, Cruzadas, Navegações. Transporte de tropas
Revolução Industrial -> Aumento do número de produtos, urbanização européia, novos mercados

Antes de 50...
tracking img