Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL FOCANDO OS CONCEITOS LOGÍSTICOS
A sociedade brasileira vem terceirizando, histórico-culturalmente, seus eventuais fracassos e suas responsabilidades, atribuindo-os ao Estado, ao sistema político-econômico, ao diretor e ao professor da escola, ao síndico do prédio ou ao destino, isentando-se da obrigação de pensar e agir, da urgência em mudar seus hábitos e valores ede transformar a si e ao seu mundo, negando-se a assumir definitivamente seu papel diante das necessidades contemporâneas, em especial no que diz respeito ao ensino público de educação básica – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Para Squizato1 (2006), a falta de indignação da sociedade diante da baixa qualidade da escola pública também faz parte do problema educacional noBrasil.
Por outro lado, e seguindo as principais estratégias neoliberais, verifica-se a transferência, cada vez maior, da responsabilidade e dos deveres legais do poder público à sociedade, o que resulta em uma perigosa privatização do papel do Estado, encontrando nas escolas públicas um território favorável e subserviente à consolidação dessa prática. Freire2 (1996, p. 19) posiciona-se permanentementecrítico à malvadez neoliberal, à sua cínica ideologia fatalista e imobilizaste, à sua recusa inflexível ao sonho e à insistência no convencimento de que nada se pode fazer "contra a realidade social que, de histórica e cultural, passa a ser ou a virar 'quase natural'."
Com isso, a sociedade civil vem aos poucos ocupando espaços tradicionalmente vinculados ao Estado, como é o caso do programaAmigos da Escola, que busca na valorização do voluntariado a adesão da população para suprir as deficiências do poder público e encontra campo fértil na rede pública de ensino fundamental, atualmente com 30 milhões de alunos matriculados1 e 1,4 milhões de funções docentes em aproximadamente 140 mil escolas, segundo o Censo Escolar de 2006 realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e PesquisasEducacionais Anísio Teixeira (INEP3, 2007).
Nesse contexto têm surgido, mesmo que ainda em fase embrionária, importantes iniciativas rumo à construção de um movimento nacional em prol de uma educação pública de qualidade no ensino básico, embora até o momento não se tenha definido, pelo menos de forma clara e consensual, o que seria e como se alcançaria essa "qualidade".
Assim, o setor privado – cadavez mais exigente em relação à qualificação da mão-de-obra e recentemente demandando também características como criatividade e bom relacionamento interpessoal – demonstra preocupação com os resultados que estão sendo obtidos na educação pública e se organiza para cooperar e reivindicar mudanças, como é o caso do Movimento Todos pela Educação, idealizado por grandes corporações.

Em virtude daevolução social e das mudanças nos processos de gestão educacional, as instituições públicas de ensino procuram adaptar-se às características do sistema social que as envolvem. Uma boa gestão de recursos poderá servir de suporte para o crescimento e desenvolvimento organizacional.
Em se tratando de educação, em particular do ensino público, as lições básicas para o bom atendimento do cliente são:o cliente define a qualidade apropriada do produto ou serviço e a um preço justo. Nesse caso, o preço justo refere-se à correta gestão de recursos e do ensino de qualidade como forma de retribuição para a sociedade que custeiam as despesas dos órgãos públicos, dentre eles as universidades públicas.
Até que ponto o gestor da escola pública se preocupa com esse conceito? Ou o coloca em prática? Nalogística os suprimentos são os atores principais de toda a cadeia, são com base nas características dos suprimentos, que a logística define seus parâmetros de lead time, tipos de embalagem, as características dos equipamentos de movimentação, modais de transporte, áreas de armazenamento e os recursos humanos e financeiros necessários.
A logística é o principal responsável...
tracking img