Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Material de
Estudo
AdministraçãoAgronomiaArquiteturaCiência da ComputaçãoCiências BiológicasCiências EconômicasDireitoEducaçãoEnfermagemEng. AgronômicaEng. CivilEng. de ProduçãoEng. ElétricaEng. MecânicaEng. MecatrônicaEng. QuímicaFarmáciaFisioterapiaFísicaLetrasMatemáticaPsicopedagogiaQuímicaver tudoArquivos em destaque Enviar arquivo Comunidade
Acadêmica
Cursos Medicina Enfermagem Químicamais Cursos Instituições de Ensino UFRGS UFRJ UFBA outras Instituições Perguntas e
Respostas LoginCadastro Trabalho PCP Introduçao a engenharia de produção
Guilherme row Enviado por: Guilherme Fochesato | 0comentários Download denunciarDenunciarrowPlanejamento e controle da produção e a gestão de estoques – um estudo de caso em uma metalúrgica

Guilherme Hongaratti Fochesato (UCS)guifochesato@hotmail.com

Maicon Martello Bortolotto (UCS) maiconbortolotto@ig.com.br

Ragner de Moraes Espindola (UCS) rai.de.styline@hotmail.com

Resumo:Este artigo visa analisar a gestão de estoques em uma metalúrgica, com o intuito de diagnosticar as atuais condições de estoque de matéria-prima – para apresentar os pontos críticos e positivos e indicar soluções capazes de auxiliar o processodecisório. Planejar é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa, principalmente devido ao caráter inconstante e competitivo que o mercado apresenta. O planejamento da Produção é indiscutivelmente essencial para garantir um bom desempenho da empresa manufatureira. A gestão de estoques é utilizada no âmbito da empresa, para controlar os custos e melhorar a qualidade dos produtos. Nametalúrgica em questão, foi analisada a gestão de estoques enfocando o estoque da matéria prima, apresentando alguns pontos positivos e negativos diagnosticado no referido estudo. Dentre os pontos positivos destaca-se o espaço estratégico para armazenamento - possui espaço para futuras expansões e a localização adequada dos produtos. O ponto negativo levantado refere à não utilização de índices que definemos níveis de estoque adequado. Para equacionar este problema indica-se a adoção de um dimensionamento dos níveis de estoque, pelo método de máximos e mínimos, o qual possibilitará calcular o nível de estoque eficiente – para que este possa ter o mínimo possível, mas que não provoque paradas no processo produtivo por falta de matéria-prima.

Palavras-chave: Gestão de estoques, Planejamento e aacompanhamento da produção, matéria-prima.

1. Introdução

O atual cenário empresarial é caracterizado pela alta competitividade, pelo elevado grau de instabilidade, e pelo processo violento de globalização – diante desta realidade, um número cada vez maior de empresas corre no sentido de buscar ferramentas e técnicas que as auxiliem no processo gerencial. Dentre estas ferramentas destaca-seo Planejamento a o Acompanhamento da Produção, contemplando a gestão de estoques.

As empresas competitivas possuem uma característica que as diferenciam das outras - a sua sobrevivência está ligada à clara definição de seus objetivos e ao traçado antecipado dos possíveis caminhos a serem percorridos para atendê-los.

A crescente oferta de materiais e produtos de todas as partes do mundo é umfato incontestável. Isso vem jogando as empresas numa competição de âmbito mundial com desafios decisivos.

Russomano (1995) diz que a competição mundial traz consigo crescentes exigências por parte dos consumidores. Entre essas exigências as principais são: melhor qualidade, maior variação de modelos, entregas mais confiáveis e menores custos tornam-se parte das expectativas dos consumidores.No transcorrer deste trabalho procurou-se evidenciar algumas ferramentas que auxiliem o processo decisório, que ainda não podem ser consideradas obsoletas, à medida que estas apresentam inegáveis contribuições para o bom desempenho da empresa, dentre estas destaca a Gestão de Estoques.

A programação dos estoques é imprescindível em termos financeiros, Lucena & Filho (2002) enfatizam que...
tracking img