Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 160 (39918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise do Transporte de Soja, Milho e Farelo de Soja na Hidrovia Tietê-Paraná

João Carlos Vianna de Oliveira

Dissertação apresentada à Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Mestre em Ciências, Área de Concentração: Economia Aplicada.

Piracicaba Estado de São Paulo - Brasil Outubro - 1996

Análise do Transporte de Soja, Milhoe Farelo de Soja na Hidrovia Tietê-Paraná

João Carlos Vianna de Oliveira
Engenheiro Agrônomo

Orientador: Prof. Dr. José Vicente Caixeta Filho

Dissertação apresentada à Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”,

Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Mestre em Ciências, Área de Concentração: Economia Aplicada.

Piracicaba Estado de São Paulo - Brasil Outubro - 1996

iAnálise do Transporte de Soja, Milho e Farelo de Soja na Hidrovia Tietê-Paraná
JOÃO CARLOS VIANNA DE OLIVEIRA

Aprovada em : 04.12.97

Comissão julgadora:

Prof. Dr. José Vicente Caixeta Filho

ESALQ/USP

Prof. Dr. Geraldo Sant’Ana Camargo de Barros

ESALQ/USP

Prof. Dr. Fernando Seixas

ESALQ/USP

Prof. Dr. JOSÉ VICENTE CAIXETA FILHO Orientador

ii

A minha esposa e filho Eleonora e Danilo Aosmeus pais e irmãos Sirley, José Carlos Márcia, Alexandre e Eduardo
A

minha avó Sebastiana (in memorian)

iii

AGRADECIMENTOS

Ao Prof. José Vicente Caixeta Filho que além de excelente orientador é um grande amigo. Aos Amigos da turma de mestrado que compartilharam as alegrias e dificuldades vividas durante o curso. Aos Professores do Departamento de Economia e Sociologia Rural, que transmitiramconhecimento e exemplo de trabalho. Aos funcionários do Departamento, que com esforço e dedicação nos auxiliaram em todos os instantes. As empresas que gentilmente nos receberam e forneceram as informações essenciais para a realização desse trabalho. A CAPES, que com o seu financiamento, permitiu a dedicação integral ao curso.

iv

SUMÁRIO

Página

LISTA DE FIGURAS.......................................................................... vii LISTA DE TABELAS .......................................................................... ix RESUMO............................................................................................. xii SUMMARY........................................................................................ xiv 1 INTRODUÇÃO................................................................................. 1 1.1 O problema e sua importância .................................................... 2 2 COMERCIALIZAÇÃO, DIVISÃO MODAL E TRANSPORTE HIDROVIÁRIO ................................................................................. 8 2.1 Características da atividade de transporte................................... 13 2.2 Estrutura da matriz detransporte................................................ 15 2.3 O transporte hidroviário ............................................................. 20 2.3.1 Situação na Europa.......................................................... 21 2.3.2 Situação nos EUA ........................................................... 23 2.3.3 Situação noBrasil............................................................ 25 2.3.4 Hidrovia Tietê-Paraná. .................................................... 28 2.4 Considerações finais................................................................... 32 3 ARCABOUÇO TEÓRICO PARA A MODELAGEM DO TRANSPORTE ................................................................................ 35 3.1 Agentes do ambiente detransporte............................................. 35 3.2 Prestador do serviço de transporte.............................................. 37 3.3 Usuário do serviço de transporte. ............................................... 41 3.4 Aspectos da multimodalidade..................................................... 44

v

3.5 Análise da demanda por transporte............................................. 46 3.5.1 Estrutura de modelagem...
tracking img