Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS NA ORGANIZAÇÃO
A Administração de Materiais pode ser definida como um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas áreas, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.
A Administração de Materiais trabalha para à garantia de existência contínua do estoque,organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total.
Hoje a administração de Materiais é conceituada e estudada como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais que são indispensáveis aofuncionamento da organização, com agilidade, quantidade necessária e na qualidade requerida visando o menor custo. Lima (2000, p.35) afirma que:
Para que possa ser gerenciada de forma integrada, a logística deve ser tratada como um sistema, ou seja, um conjunto de componentes interligados, trabalhando de forma coordenada, com o objetivo de atingir um objetivo comum. Um movimento em qualquer um doscomponentes de um sistema tem, em princípio, efeito sobre os outros componentes do mesmo sistema.
Visão que também é compartilhada por Novaes (2001, p.14):
Na nova conceituação de cadeia varejista, todo o processo logístico, que vai da matériaprima até o consumidor final, é hoje considerado uma entidade única, sistêmica, em que cada parte do sistema depende das demais e deve ser ajustado visando otodo.
Por se tratar de um sistema tão complexo, onde envolve muitas pessoas e cada parte depende de outra, todos precisam trabalhar de forma coordenada e com enfoque nas atividades logísticas. Portanto a comunicação é fator fundamental para que os resultados sejam positivos.
Hoje, o novo enfoque das atividades logísticas e de gestão de informação exigem trabalhar em equipe, valorizando aintegração de todos os departamentos da empresa, e estabelecendo alianças com outras organizações, o que ainda é uma barreira nas empresas brasileiras, onde é muito comum encontramos estruturas muito departamentalizadas e com má comunicação interna.
Na Administração de Materiais, os subsistemas integrados de forma sistêmica, fornecem, meios necessários à consecução das quatro condições básicas para uma boaAdministração de material.
Decompondo esta atividade através da separação e identificação dos seus elementos componentes, encontramos as seguintes subfunções típicas da Administração de Materiais, além de outras mais específicas de organizações mais complexas:
4.1 - Subsistemas Típicos
Conforme SEBRAE (2009), segue abaixo os subsistemas típicos mais importantes que fazem parte do escopo daadministração de materiais:
Controle de Estoque - subsistema responsável pela gestão econômica dos estoques, através do planejamento e da programação de material, compreendendo a análise, a previsão, o controle e o ressuprimento de material. O estoque é necessário para que o processo de produção-venda da empresa opere com um número mínimo de preocupações e desníveis. Os estoques podem ser de:matéria-prima, produtos em fabricação e produtos acabados. O setor de controle de estoque acompanha e controla o nível de estoque e o investimento financeiro envolvido.
Classificação de Material - subsistema responsável pela identificação (especificação), classificação, codificação, cadastramento e catalogação de material.
Aquisição / Compra de Material - subsistema responsável pela gestão,negociação e contratação de compras de material através do processo de licitação. O setor de Compras preocupa-se sobremaneira com o estoque de matéria-prima. É da responsabilidade de Compras assegurar que as matérias-primas exigida pela Produção estejam à disposição nas quantidades certas, nos períodos desejados. Compras não é somente responsável pela quantidade e pelo prazo, mas precisa também...
tracking img