Eitaca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01 - Por que não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a
Aceitação livre das normas, ao mesmo tempo em que tem um caráter histórico
e social?
02 - Como explicar que na moralconvivem pólos opostos como o dever (a
obrigação) e a liberdade?
03 - Explique por que não há moral do desejo, uma vez que só é moral o ato
voluntário?
04 – Explique a definição deliberdade, segundo o filósofo grego Aristóteles.
Respostas:
01: podem admitir-se muitas das concepções, as concepções usualmente admitidas são as da sua origem natural e puramente social. Aconsciência moral é então desmascarada como um sentido que o homem adquiriu em virtude de certas conveniências sociais ou de certos processos naturais e que pode desaparecer logo que essas conveniênciasdeixem de vigorar.
02: A liberdade é a condição de possibilidade de qualquer posicionamento moral, ela é a condição de possibilidade até do arbítrio, pois é porque sou livre que tenho acapacidade de fazer escolhas. Uma coisa é aquilo que é determinante, outra coisa é a capacidade humana de escolher o que fazer. Na moral, algumas vezes temos a possibilidade de exercer nossacapacidade de escolha (liberdade), outras vezes, somos obrigados a aceitar o que a maioria nos impõe (dever).
03: Só há moral quando os atos humanos são voluntários, isto é, quando os atos humanos sãodeterminados pela razão. O desejo não é racional, mas atua, na maioria dos casos, contra a razão, em favor dos impulsos instintivos do ser humano (instinto sexual, instinto à reação violenta,etc.). Assim, para os filósofos não pode haver uma moral do desejo, e sim uma moral da razão, pois é a razão que conduz a mora.
04: Diz Aristóteles que é livre aquele que tem em si mesmo oprincipio para agir, isto é, aquele que é a causa interna de sua ação ou da sua decisão de não agir. Para ele, a liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu...
tracking img